O estress no call center

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR
Maria Cristina da Silva













PRINCIPAIS CAUSADORES DE ESTRESSE EM ATENDENTES DE CALL CENTERS.















MARINGÁ
2011
Maria Cristina da Silva














PRINCIPAIS CAUSADORES DE ESTRESSE EM ATENDENTES DE CALL CENTERS.




Projeto de pesquisaapresentado ao Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Metodologia da Pesquisa.










MARINGÁ
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA 3
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 3
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 4
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5
2.2 A metodologia em uma pesquisabibliográfica 5
2.3 A metodologia em uma pesquisa de campo 6
2.3.1 População e amostra da pesquisa de campo 6
2.3.2 Descrição da população 6
2.3.3 Instrumentos de pesquisa 6
3 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 7



1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa pesquisar os problemas de psique causados em trabalhadores de call Center, visando estabelecer uma conexão entre os afastamentos de emprego com osproblemas que atendimento de call Center causa em seus trabalhadores.
O motivo do interesse nesse assunto é minha estreita relação com o trabalho de call Center, uma vez que estou inserida nesse contesto de trabalho há quatro anos, e vejo muitos afastamentos por conta de síndrome do pânico, stress e algumas outras patologias latentes, mas que causam tanto ou mais problemas que as aparentes.
Otrabalho desenvolvido em call Center traz alguns fatores que são estressores, um deles é o ambiente de trabalho, com cobranças constantes por TMA (tempo médio de atendimento), cumprimento de metas para atingir PIV (premio de incentivo variável), o regime de trabalho por turnos, os salários baixos, diversos agentes de stress ocupacionais, que pode mobilizar emoções e conflitos, tornando os seustrabalhadores particularmente suscetíveis ao sofrimento psíquico, conduzindo a um adoecimento relacionado ao trabalho.
A globalização tem sido apontada por muitos como a grande responsável pelos males que assolam a humanidade Os pressupostos desse fenômeno novo são a informática, robótica, cibernética e indústrias que emergiram na chamada Terceira Revolução Industrial nos anos 80.
A globalizaçãoapresenta-se como uma nova estratégia de ganhos de produtividade e lucratividade; gerando instabilidade econômica, desemprego, aumento de violência e problemas sociais. Evidencia-se nesse quadro a destruição ecológica. É um processo de apartheid global, a economia de mercado espalha desigualdade social e exclusão em proporções jamais vistas. Trata-se, então, de recolocar princípios como, garantia departicipação, liberdade, democracia, senso de justiça, solidariedade e ética na base da sociedade e, em paralelo a essas conquistas, a garantia de melhores condições na organização do trabalho às categorias profissionais que, historicamente, têm se destacado pela incidência de doenças ocupacionais e, notadamente, os trabalhadores em Call Center. (Nascimento, Francisco José Torres et.all).
A escolhapor esse tema de pesquisa se deu exatamente, concordando com Spink (2003), porque eu já fazia parte deste “campotema”:o pesquisador não vai para o campo, ele já está no campo, ele faz parte do campo. “Campo, portanto, é o argumento no qual estamos inseridos, argumento este que tem múltiplas faces e materialidades, que acontecem em muitos lugares diferentes” (p.28).






1 TEMAIdentificar quais problemas estressores em atendentes de call Center os faz afastar-se do emprego e/ou até demitir-se.
.



1.2 PROBLEMAS DE PESQUISA




Quais fatores contribuem para que o atendente de call Center se afaste do ambiente de trabalho, se é o stress do meio de trabalho, ou se está ligado a fatores familiares, ou socioculturais?




1.3 JUSTIFICATIVA


O...
tracking img