Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário Geográfico



Cidade: aglomerado humano concentrado, com atividades econômicas não-agrícolas, que se apresenta mais ou menos organizado em ruas, com serviço de transportes, limpezapública, luz, água, esgoto, além  das atividades de saúde, educação, lazer, etc. Uma cidade pode ser classificada como:

• natural ou espontânea — surgiu, cresceu e expandiu-se sem nenhum plano prévio deurbanização, caracterizando-se por ter ruas estreitas e tortuosas, além de graves problemas de locomoção. Exemplos: São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil).

• artificial ou planejada — construiu-sesegundo um plano previamente elaborado, portanto apresenta certa ordenação interna e uma distribuição racional das atividades por setores (administrativo, comercial, residencial). Embora quase sempre oplanejamento inicial seja atropelado pelo crescimento populacional, mais acelerado que o previsto, certas marcas de origem permanecem. 



Município: é uma unidade de divisão territorial e dedivisão administrativa de determinados países. É um território dotado de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, constituído de certos órgãos administrativos e políticos. Quando oterritório é designado pelo termo municipalidade, muitas vezes se implica que ele não tem, de fato, personalidade jurídica.

Megalópole: extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópolesconurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senãototalmente) ausentes.

Megacidade: é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápidoprocesso de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a...
tracking img