O escopo do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAl-0AJ/ambiente-marketing
O ambiente do marketing

O ambiente do marketing é constituído de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade de administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus consumidores. O ambiente do marketing oferece oportunidade e ameaças, e as empresas bem sucedidas sabem que são vitais observações eadaptação constate às mudanças do ambiente.

Os profissionais de marketing são os maiores responsáveis pela identificação das mudanças significativas do ambiente. Mais do que qualquer outro do grupo, eles devem pesquisar as tendências e oportunidades da empresa. Embora todo administrador de uma organização precise observar o ambiente externo, os profissionais de marketing apresentam duaspropriedades especiais:

Seus métodos são disciplinados, inteligência de marketing e pesquisa de marketing para que eles possam coletar informações sobre o ambiente, e eles passam grande parte do tempo no meio dos clientes e dos concorrentes. Realizando um escaneamento ambiental sistemático, os profissionais de marketing tornam-se aptos a reaver e adaptar as estratégias para enfrentar novos desafios eoportunidades no mercado.

O ambiente de marketing é composto um microambiente e um microambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes, a empresa, os fornecedores, os canais de marketing, os mercados de clientes os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente,forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

O microambiente da empresa

A tarefa da administração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. Mas essa tarefa não pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing. O sucesso deles depende dos outros agentes do microambiente da empresa, outros departamentosda empresa, fornecedores intermediário do marketing, clientes concorrentes e vários públicos.

A empresa

Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, emconjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing. Segundo o conceito de marketing, todas essas funções devem “pensar no consumidor” e coexistir em harmonia para oferecer valor superior e satisfação ao cliente.

Os gerentes de marketing devem trabalhar em conjunto com os outros departamentos da empresa, pois todos os departamentos em conjunto têm um impacto sobre os planos e as açõesdo departamento de marketing. Segundo o conceito de marketing, todas as funções devem “pensar no consumidor” e existir em harmonia para oferecer valor superior e satisfação ao cliente.

Os fornecedores

Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podemafetar seriamente o marketing. Os gerentes de marketing devem controlar os suprimentos, as greves e outras ocorrências podem prejudicar as vendas no curto prazo e a satisfação do cliente no longo prazo. O aumento dos custos dos suprimentos pode forçar também o aumento dos preços, prejudicando assim o volume das vendas da empresa.

Os intermediários do Marketing

Os intermediários domarketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Incluem revendedores (atacadistas, varejista, agentes), firmas de distribuição física (transportadoras, manuseios, etc.), agências de serviços de marketing (ag. de propaganda, ag. de promoção, consultorias de marketing) e intermediários financeiros (bancos, financeiras,seguradoras). Na tentativa de criar um...
tracking img