Escopo de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Escopo do Marketing

Os profissionais do marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, títulos patrimoniais, organizações, informações e idéias.
Bens
Bens tangíveis ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos países.
Serviços
À medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suasatividades se concentra na produção de serviços. Entre os serviços estão aqueles prestados por empresas aéreas, hotéis, locadoras de automóveis, cabelereiros e esteticistas, pessoal de manutenção e reparo, canis e terapeutas para cães, assim como profissionais que trabalham em uma empresa ou para ela, como contadores, advogados, engenheiros, médicos, programadores de software e consultoresgerenciais. Muitas ofertas ao mercado constituem um mix variável de bens e serviços.
Experiências
Orquestrando diversos serviços e mercadorias podemos criar, apresentar e comercializar experiências.
Eventos
Empresas de marketing promovem eventos em determinados períodos, como nas Olimpíadas, em aniversários de empresas, nas principais feiras de negócios, em eventos esportivos e em espetáculosartísticos. Há toda uma categoria de profissionais que se encarregam de planejar reuniões e elaborar os detalhes de um evento – e o realizam de maneira perfeita.
Pessoas
Artistas, músicos presidentes de empresas, médicos, advogados, financistas bem sucedidos e outros profissionais estão buscando ajuda de empresas de marketing de celebridades.
O "guru gerencial" Tom Peters, especialista noestabelecimento de sua própria marca, tem aconselhado que cada pessoa se torne uma "marca".
Lugares
Lugares – cidades, estados, regiões e países inteiros – competem ativamente para atrair turistas, fábricas, sedes de empresas e novos moradores.
Títulos Patrimoniais
Títulos patrimoniais são os direitos intangíveis de propriedade, de bens imóveis ou de bens financeiros (ações e títulos). Esses títulos sãocomprados e vendidos, e isso leva a um esforço de marketing.
Organizações
As organizações trabalham sistematicamente para construir uma imagem sólida e positiva na mente de seu público. Vemos anúncios de identidade corporativa veiculados por empresas que buscam maior reconhecimento público. Universidades, museus e grupos de teatro elaboram planos para melhorar sua imagem pública a fim de competircom mais êxito por um público maior e por mais recursos.
Informações
Informações podem ser produzidas e comercializadas como um produto. É essencialmente isso que escolas e universidades produzem e distribuem, mediante um preço, aos pais, aos alunos e às comunidades. Enciclopédias e grande parte dos livros de não-ficção vendem informações.
Compramos CD-ROMs e visitamos a internet em busca deinformações. A produção, a embalagem e a distribuição de informações constituem um dos principais setores econômicos da sociedade de hoje.
Idéias
Toda oferta de marketing traz em sua essência uma idéia básica. Charley Revson, da Revlon, observou: "Na fábrica, fazemos cosméticos; na loja vendemos esperança". O comprador de uma furadeira está, na verdade, comprando um furo. Produtos e serviços sãoplataformas para entrega de algum conceito ou benefício. As empresas empenham-se arduamente na busca da necessidade essencial que tentarão satisfazer. Uma igreja, por exemplo, deve decidir se vai se apresentar como local de culto ou como centro comunitário: o projeto arquitetônico da igreja variará dependendo desta escolha.
Uma visão abrangente das tarefas de marketing
Os profissionais demarketing possuem técnicas para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Mas essa é uma visão demasiadamente simplista das atribuições dos profissionais de marketing. Da mesma maneira que profissionais de produção e lojistas são responsáveis pela gestão do suprimento, os profissionais de marketing são responsáveis pela gestão da demanda. Gerentes de marketing procuram influenciar o nível, a...
tracking img