O ensino da literatura conforme os pcns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Todo processo pelo qual o aluno percorre durante sua vida estudantil certamente, dispõe de sua importância. Desde a fase em que ele é alfabetizado, em que vai passar a ver o mundo de forma diferente através da leitura, até a última etapa denominada Ensino Médio. E é nesta etapa que nos deteremos considerando a sua contribuição à formação discente. Formar oaluno para que este consiga ingressar carreira no Ensino Superior, bem como atuar no mercado de trabalho, mediante sua formação básica.
Neste ultimo caso, conceberemos o Ensino Médio concebido como um ensino profissionalizante, e, portanto comprometido por uma prática de caracteres tecnicistas que preocupava- se, primordialmente, em preparar o jovem para desempenhar uma função dentro de algumaempresa. Isto é, tinha por finalidade preparar para o mercado de trabalho.
No entanto, os PCN+ (2002, p. 08) nos advertem que o ensino médio atualmente confere uma concepção diferente:
O novo ensino médio, nos termos da Lei, de sua regulamentação e encaminhamento, deixa portanto de ser apenas preparatório para o ensino superior ou estritamente profissionalizante, para assumir aresponsabilidade de completar a educação básica. Em qualquer de suas modalidades, isso significa preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente, seja no eventual prosseguimento dos estudos, seja no mundo do trabalho.
Mediante o exposto, podemos avaliar que a nova proposta para o Ensino Médio requer uma integração das disciplinas, visto que informações superficiais eisoladas que o sujeito recebe na fragmentação das áreas de conhecimento se dissipam com o passar do tempo. Verificamos que a preocupação agora é formar o cidadão. O aluno constitui um perfil crítico, capaz de argumentar, opinar, informar, levantar questionamentos enfim, desenvolve habilidades que contribuem para sua vida e, simultaneamente, para a sociedade. A proposta é que o aluno adquira umconhecimento permanente que o estabeleça ativamente dentro dos acontecimentos sociais.
Diante da proposta, observamos que a integração das disciplinas não é a única proposta que os PCN+ desejam alcançar. Junto a isto, o ensino deverá ser contextualizado, e o educador deverá se firmar neste propósito. Os PCN+ (2002, p. 68) orientam:
O conceito implica compreender todo conhecimento como resultado deuma construção coletiva. Na situação escolar, como resultado da interação permanente entre alunos, professores e escola. Em vez de um conjunto de informações pouco significativas e descontextualizadas, o conhecimento é um patrimônio dinâmico, que se renova diante do amadurecimento intelectual do aprendiz, de novos pontos de vista, das descobertas científicas.
O fragmento permite- nos verificarque a reforma incide em alcançar a realidade do aluno e introduzir no contexto social que o aluno vivencia fora dos limites escola, os conhecimentos repassados na escola. Com isso, a aprendizagem torna- se significativa, pois o aluno acaba identificando -se com o que a escola propõe. É pertinente considerarmos que o trabalho isolado com as disciplinas não oferece bons resultados, maior prejuízo sedá quando estas se afastam do objeto principal do processo: o aluno.
A projeção do ensino médio volta se para a perspectiva de garantir que o aluno desenvolva competências necessárias para torná- lo autônomo diante de qualquer opção que faça. Seja dar continuidade aos estudos ou servir ao mercado profissional. Neste sentido, geram- se inúmeras discussões sobre a necessidade de uma ação articuladadas áreas de conhecimento e delas entre si, na intenção de alcançar os objetivos propostos no ensino médio. Os PCN+ (2002, p.12) alerta- nos neste sentido:
Os objetivos da nova educação pretendida são certamente mais amplos do que os do velho projeto pedagógico. Antes se desejava transmitir conhecimentos disciplinares padronizados, na forma de informações e procedimentos estanques; agora se...
tracking img