O enigma de kaspar hauser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme: ‘O Enigma de Kaspar Hauser’

O filme O Enigma de Kaspar Hauser é um dos mais celebrados filmes do diretor Werner Herzog. Em seu primeiro momento mostra o personagem em uma espécie de porão acorrentado, a única pessoa que ele mantinha contato era o homem que era encarregado de dar-lhe comida e água. Esse mesmo homem lhe ensina a escrever seu nome e a falar poucas palavras,visando um ‘’interesse’’. Só quando o homem, cuja identidade não é revelada, decide tirar ele do cativeiro é que irá ensiná-lo a andar. Esse mesmo homem é responsável pelo abandono de Kaspar.

Kaspar passou um tempo na praça, parado, esperando que alguém o abordasse, ao ser abordado ele não dizia nada, e foi encontrado uma carta em seu bolso. A carta estava destinada ao Capitão da Cavalaria, ondedizia que Kaspar queria servi-lo, continha também dados pessoais como seu nome e a data de nascimento. Também foi encontrado com ele várias orações, um terço e ouro em pó. Kaspar reproduzia seu nome e algumas palavras como “Quero ser um cavalheiro tal como meu pai”, parecia que ele mesmo não sabia o significado da frase, como se fosse algo mecânica (Tais palavras haviam sido treinadas.).

Logo foimanifestada a curiosidade dos habitantes da cidade, como também sentiram que deveriam ser protegidas dele, porque ele era um ‘’sujeito’’ estranho. Kaspar recusava a alimentação que lhe era oferecida, pois ele não tinha conhecimento de outro alimento que não fosse pão e água. Analisaram o corpo de Kaspar, onde foi percebido feridas nos pés, e marcas iguais nos pés e nas mãos. Foi primeiramenteenviado para uma torre, destinadas a vagabundos. A família do guarda passa a ser o primeiro relacionamento social de Kaspar, com eles é aprendido algumas coisas, como a falar, andar, comer com talheres, conhecer as partes do corpo e tomar banho.

Apesar de aprender a linguagem, Kaspar não conseguia entender algumas coisas que se passavam ao ser redor, do campo ao ver a torre que estava presoconcluiu que ela era bem menor que ele, ou seja, não tinha noção da distância. Ele tinha habilidade com pássaros. Não se defendia ao ser ameaçado com uma espada, não tinha noção do que o fogo podia fazer. Ao ser queimado com uma chama ele sente dor, ao ver um bebê ele se emociona. O filme mostra que ele adquire a habilidade de defesa, escovar dentes e tomar banho, andar, ou seja, o adquirido érepresentado pela educação e influenciada pelo meio ambiente em que se vive; enquanto que os sentimentos, emoções, sentir frio ou calor, são inatos ao ser humano.

“ ... o homem é um ser ativo, social e histórico . É essa sua condição humana. O homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade, que tem por objetivo, satisfazer suas necessidades têm uma característicafundamental: são sociais e produzidas historicamente em sociedade. As necessidades básicas não são apenas biológicas; elas, aos surgirem, são imediatamente socializadas. Por exemplo, os hábitos alimentares e o comportamento sexual do homem são formas sociais e não naturais de satisfazer necessidades biológicas.” ( BOCK, 2002, pág. 89)

“Se você pensar nas coisas que sabe fazer– escovar os dentes, comer com talheres, beber água no copo, jogar futebol e vídeo game, escrever, ler este texto, discuti-lo - , compreenderá que nossas aptidões, nosso saber-fazer, não são transmitidos por hereditariedade biológica, mas adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriação da cultura criado pelas gerações precedentes.” ( BOCK, 2002, pág. 170)

Kaspar foi reconhecidocomo uma pessoa não perigosa, mas ainda assim seu comportamento chamou tanto a atenção que fizeram dele uma atração de circo, onde era apresentado como “um dos quatro enigmas universais”, com a finalidade de conseguir recursos financeiros para mantê-lo. Foi nesse momento de ele foi descoberto por um professor, onde o levou para sua casa, virando uma espécie de tutor. Com ele, Kaspar aprendeu...
tracking img