O segreo da toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SEGREDO DA TOYOTA
Como a Toyota se tornou o Nº 1

A Toyota pode ser a maior montadora automobilística do mundo, e como pensa a grande maioria, a Toyota não e a maior montadora do mundo em virtude da herança disciplinar japonesa, e sim na qualidade da empresa como um todo.
Alguns podem atribuir o sucesso da empresa a um sistema único de produção, no entanto, essa é uma parte ínfima daforça da empresa, pois a mesma parte desde a forma de contratação de seu funcionário até filosofia de gestão de produção.
A forma de lidar com novos funcionários é tão importante para o sucesso da empresa como a forma de controlar o fluxo de peças da empresa. paralelamente a postura da empresa lidar com seus parceiros e sociedade e tão importante quanto a postura em relação a qualidade. O segredo dosucesso da Toyota não está em nem uma dessas áreas e sim na forma de lidar com o todo, fundamentado pela "respeito ao próximo".
Com seu enfoque único a empresa se tornou uma das maiores corporações do mundo, uma das mais admiradas e lucrativas, superando seu concorrentes e assumindo uma posição de destaque para a contribuição global, no entanto nem um trabalhador dirá o mesmo. Fundada numaantiga zona rural do Japão e hoje em dia conta com operações mundo a fora, onde ignorou a definição de padrões de sucesso. Ao contrário, tem uma preocupação maior com algo alem das margens de lucro, e para entendermos melhor como a Toyota funciona devemos voltar ao primórdio.
A Toyota, começou como uma empresa familiar onde os lideres da família fundadora influenciam até hoje na direção da empresa,dando continuidade a um legado que remonta ao Japão do século XIX. Sakichi Toyoda (1867 - 1930) filho de carpinteiro, morava com sua família em uma comunidade a algumas horas de Tóquio, que vivia basicamente da produção têxtil, Toyoda, onde o nome da empresa mudaria posteriormente. Vendo a dificuldade de sua mãe e outra mulheres que estavam sobrecarregadas fisicamente pelo trabalho árduo nafabricas têxteis , viu a necessidade de melhorar os teares para facilitar o trabalho de tecelagem, inventor autodidata, Toyoda aperfeiçoou aquele tear para ser operado com um só mão, não satisfeito com a geração de um só aperfeiçoamento passou dias e noites analisando os possíveis problemas para solucioná-los. Com mais de 100 patentes em seu nome e entrando para a história mundial, ao lado de HenryFord Thomas Edison como homens influentes do comercio criativo, Toyoda recebeu sua primeira patente em 1890, mais ou menos na mesma epoca que Ransom Olds desenvilvia nos Estado Unidos o primeiro veiculo com um motor a vapor.
Sakichi Toyoda percebendo que podia automatizar seus teares, uma realidade somente na Europa e Estados Unidos, em seus melhores teares. Ele criou o primeiro tear automático doJapão, após anos de esperimentos Toyoda Power Loom, recebeu sua patente em 1896, um ano depois era o ponto alto da crescente indústria têxtil no Japão. Mesmo com seus progressos constante seus teares automáticos o mesmo interrompiam o fluxo de produção. Sakichi vendo que podia melhorar seus teares, foi para Europa estudar os teares da Platt Brothers & CO. LTD, fabricante líder no Reino Unido.Com a era da industria já avançada no Ocidente, Toyoda não satisfeito se encantou com a obra de um autor escocês do século XIX, Samuel Smiles (1812 - 1904) guru em gestão motivacional. Smiles estudou Medicina na Universidade of Edinburgh, e escreveu seu primeiro grande livro que mais tarde seria o vasto gênero da literatura motivacional e de aperfeiçoamento pessoal. Até hoje muito lido erepublicado muitas vezes, intitulado, "Auto-ajuda" foi publicado pela primeira vez em 1859 e se tornou um best-seller no Reino Unido.
O espírito da "auto-ajuda", Samuel Smiles já disse " é a raiz de todo crescimento individual que se preze e, presente na vida de muitos, constitui a verdadeira fonte de força e vigor de uma nação. Toyoda comprou uma versão em inglês do livre, segundo historiadores foi...
tracking img