O construtivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Construtivismo é um movimento de arte abstracta que se manifesta pouco antes da Revolução Russa de 1917 e veio a subsistir até 1922.

Os Construtivistas pretendiam fazer da arte, uma investigaçãoautónoma e cientifica, indagando das propriedades abstractas da superfície pictórica, da construção, da linha e da cor.

Pretendiam aplicar esta arte ás necessidades industriais e sociais do tempo,integrando-a com o Urbanismo, a Arquitectura e os objectos de uso comum.

Tiveram inicialmente influencias dos Futuristas e do Suprematismo, e fora da Rússia, exerceram enorme influencia na Bauhausatravés de Moholy-Nagi e El Lissitzky; no De Stijl através de El Lissitzky e genericamente no Movimento Moderno da Arquitectura.

O Construtivismo é lançado em Moscovo após a Revolução, porVladimir Tatlin (o inicio das suas pinturas em relevo é de 1914) e Alexander Rodchenco, e ainda El Lissitzky e Naum Gabo; as suas ideias vêm para o ocidente no inicio dos anos vinte influenciando oUrbanismo, a Arquitectura, o Design e as Artes visuais.

Era de inicio uma tendência escultórica derivada da colagem, evoluindo para a execução de objectos tridimensionais, utilizando o ferro, a madeira, ovidro, arame de aço, etc.

Estes objectos acentuam a noção de estrutura e movimento no espaço, por meio de tensões e equilíbrios em detrimento de massas sólidas e estáticas.

O termo Construtivismosurge pela primeira vez em Janeiro de 1922, num catálogo para uma exposição no Café dos Poetas em Moscovo, onde se afirmava que “todos os artistas devem ser operários, a fábrica é o local onde secria e constrói a verdadeira vida”. O conceito tradicional de uma arte exaltante deveria ser abandonado, e em vez disso, a arte deveria estar ligada á produção fabril, á industria e á nova ordem social epolítica.

O “Artista novo” devia abandonar as Belas-Artes, meramente contemplativas, burguesas e reaccionárias e tornar-se um artista activo e interveniente no contexto social e da produção...
tracking img