Fichamento idade medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO SIMPLES

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
CAMBI, Franco. A educação na Grécia.
In:____ História da Pedagogia. Tradução de Alvaro Lorencini. São Paulo
Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999,p.74-102. (Encyclopaideia).

IDÉIA CENTRAL
O texto fala sobre o desenvolvimento da educação, sua história, origem e influências. Mostrando os ideais de pensadores, filósofos que detinham oconhecimento e passavam esses conhecimentos de maneira ordenada, criando assim a maneira como conhecemos a educação hoje. A base desse texto se origina na Grécia antiga e mostra como os gregos influenciaramno sistema de educação atual.

IDÉIA SECUNDÁRIA
Uma idéia complementar que passa este texto, é a complexidade que tiveram os filósofos para desenvolverem seus ideais em relação a inquisição, aIgreja detentora do poder e do conhecimento absoluto, sendo assim, além de desenvolver um sistema de ensino tinham que se adaptar a época que não era favorável para isso.

PERÍODOS EXPECÍFICOS“[...] superada pelos frígios pelos dórios, povos invasores que se instalaram na península. Neste processo, a própria estrutura geográfica da Grécia – como disse, “topografia montanhosa” e “fracionamentogeográfico natural” – favoreceu a formação de reinos isolados e independentes, [...]” (CAMBI, 1999, p. 75)

“[...] ‘As cenas de mulheres fiando são muito numerosas no fim do período arcarico’ napintura de vasos; as mulheres são representadas com ‘conchas e cestos’, para indicar seu empenho no trabalho, [...]” “[...] Na sociedade grega existem também figuras de mulheres mais livres e menossubalternas: as sacerdotisas, as ‘anciãs’, as hetairas ou prostitutas de luxo, que vivem ao lado de homens, são cultas , participam da vida social [...]” (CAMBI, 1999, p. 81)

“[...] Novos grupos sociais,ligados ao comércio e de riqueza recente, reclamam uma presença política e apontam para uma democracia que favoreça a troca de classes na gestão do poder. [...]” “[...]Ao lado dessa mobilidade...
tracking img