O conhecimento como elemento fundante da relação professor -aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONHECIMENTO COMO ELEMENTO FUNDANTE NA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: DESAFIOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS



Fábio Lopes Barbosa



1INTRODUÇÃO

1.2 Construção da autonomia



Começo este trabalho como quem se propõe a ter a construção da autonomia, baseando-me no próprio tema o qual me leva a ter o conhecimento assentado na base da pesquisa. Na necessária vontade depesquisar para conhecer o que ainda não sei e o que passará a ser conhecido. Sendo assim, poderei construir a ponte do saber que me levará a planejar a metodologia para que se possa ter e manter a relação professor-aluno-conhecimento, propondo se sustentar nos desafios pedagógicos e educacionais, como também nas relações pessoais para alcançar a arte de ensinar e aprender, sem que essa práticase torne, necessariamente, a transferência do conhecimento.
E sobre o ensinar e pesquisar, que o ensinar exige o pesquisar, como cita Paulo Freire em seu livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, (1996, p. 29) de que “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Freire aponta ainda:



Ensino porque busco, porque indaguei, porque indagoe me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.



Se o conhecimento é o elemento fundante para promover a construção da metodologia teórica apontada para a prática profissional e o relacionamento
essencial ou até mesmo satisfatório entre professor-aluno-professor,é necessário compreender a importância do conteúdo disciplinar das duas obras indicadas nas disciplinas Relação Professor-Aluno-Conhecimento e Organização e Estratégias Pedagógicas, que nos apontam para tal constatação.
As próprias autoras Inge Renate Frose Suhr e Simone Zampier da Silva (2010, p. 19) de a Relação Professor-Aluno-Conhecimento indicam que “o processo de ensinar e aprendersempre exigiu o estabelecimento de relações entre professor e aluno, e que este elemento foi mudado (no sentido de melhorado), a partir do crescimento da sociedade como um todo e das relações de poder que nela se colocam.
Suhr e Silva defendem a necessidade de superar a participação alienada e passiva dos alunos em sala de aula, tornando-a mais consciente e interativa, com o objetivo de favorecer aaprendizagem. E sobre as relações interpessoais elas apontam:



O ensino superior, etapa em que se amplia a autonomia intelectual do aluno, não pode ser desconsiderado quando a discussão é acerca das relações interpessoais e a sua interferência nos processos de ensino-aprendizagem. Os docentes, que acompanham a formação desses universitários durante a trajetória acadêmica, relatamo desenvolvimento não apenas intelectual, mas também a construção social e afetiva deles.



Sendo assim, esse trabalho propõe-se também a mostrar uma abordagem emancipatória de disciplina na realidade da sala de aula no ensino universitário, no sentido de favorecer que o ser humano desenvolva ao máximo sua capacidade de aprender e ensinar, correlacionando o aprendizado do conhecimento aomundo em que vive, dentro de uma perspectiva real do saber e do viver, propondo uma sociedade de pessoas – seres – mais democráticas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Desafios Teóricos-Metodológicos da relação professor-aluno-conhecimento


No texto “No tempo do possível: notas sobre Educação para a Paz”, o professor, pesquisador autônomo, conferencista e palestrante sobre temaseducacionais e psicopedagógicos, João Beauclair, mostra o resultado de algumas reflexões sobre Educação para a Paz a partir de sua própria vivência enquanto pesquisador autônomo interessado em estudar sobre modelos de autorregulação de aprendizagem que construam a mudança de mentalidade educacional necessária a construção de outro tempo humano, onde solidariedade, harmonia e paz encontrem efetivo espaço....
tracking img