O cinema como recurso para a produção de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTES VISUAIS, CINEMA, COMO INCENTIVADOR PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL


Lucilene Pinheiro Serruya*
Lúcia Inês Freire Oliveira**
Maria Lenir Feitosa***
RESUMO

Este trabalho aborda o uso das artes visuais, especificamente o cinema, como recurso de ensino em sala deaula. O objetivo deste estudo é verificar o cinema como incentivo para a produção textual dos alunos a partir das leituras realizadas através das obras cinematográficas, enfatizando a importância do aspecto visual como um fator constitutivo desse processo. Dada à característica visual presente no universo dos discentes do ensino médio, a imagem apresenta-se de forma significativa no processo deconstrução de conhecimento desses alunos. A existência da diversidade de recursos disponíveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico em sala de aula facilita o aprimoramento da competência leitora dos estudantes e, simultaneamente, a prática da escrita. Cabe, portanto, a escola e aos profissionais da educação envolvidos no processo ensino aprendizagem dos alunos inserir no âmbito escolar,recursos que busquem incentivar o aluno concernente a leitura e a produção textual. Por isso o cinema é uma sugestão para o desenvolvimento da produção textual em sala de aula, visto que é um material presente na vida de muitos estudantes, além de se constituir como entretenimento popular de valor atrativo considerável. A maioria dos estudantes possui em suas residências tecnologias transmissoras deuma diversidade de obras cinematográficas produzidas ao longo do tempo por produtores e diretores renomados comprometidos com questões e temas relevantes à sociedade. Para subsidiar este artigo apropriou-se de um corpo teórico no qual se buscou definições concernentes ao cinema como recurso de ensino para a produção escrita.
Palavras chave: Artes visuais. Produção textual. Cinema. Recurso deensino.
_______________
*Graduada no curso de Letras e Literatura na Universidade Federal do Amazonas. Graduanda no curso de Pós-Graduação da Escola Superior Batista do Amazonas.
****Orientadora Professora da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso do curso de pós graduação em Metodologia da Língua Portuguesa.
***Orientadora Professora da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso do curso depós graduação. Mestre em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo.

INTRODUÇÃO

Para se comunicar, a sociedade contemporânea utiliza várias formas de expressão. Dentre elas, destacam-se as artes visuais que abrangem a música, fotografia, desenhos, cinema, pintura, teatro e todas as artes que representam visualmente uma forma, uma cor ou representação.

O cinema é consideradouma importante forma de arte e um método eficiente para educar ou doutrinar cidadãos, por isso deve ser utilizado no ambiente escolar para o trabalho pedagógico.

Entende-se a importância da apropriação de obras cinematográficas, como recurso de ensino, visando o desenvolvimento da percepção, criatividade e produção textual dos alunos do 1º ano da escola estadual Nossa Senhora Aparecida, poispermite experiências sensoriais, emocionais e intelectuais como resultados de um processo visual, na qual estão presente forma, cor, símbolos e outros artefatos culturais.

Estabeleceu-se o seguinte problema para obtenção de resultados para a pesquisa: O cinema, como recurso de ensino, incentiva na produção textual dos alunos do 1º ano do ensino médio? A partir disso, levantaram-se as seguinteshipóteses: a) O cinema, como recurso de ensino incentiva a produção textual nos alunos do 1º ano do ensino médio, porque é uma arte presente no cotidiano do entretenimento popular. b) O cinema, como recurso de ensino, não incentiva a produção textual dos alunos, pelo fato de muitos não possuírem contato direto com obras cinematográficas.

O objetivo desse trabalho é analisar o cinema como...
tracking img