O brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Carolina Proença
Jéssica Assali
Larissa Dalcin
Simone Rocha
Viviane Santoro

O BRASIL DE VÁRIOS “BRASIS”.

São Paulo
2012
O Brasil é um país que leva uma carga emocional e cultural muito rica, sua língua sofreu fortes influências por causa da variação de nossas origens históricas de imigrantes que foram surgindo de outros locais, alguns a força eoutros por vontade própria, e dos originais donos desta terra: os índios. Somos um povo que não tememos receber a cultura do outro e sim agrega-las aos nossos valores. A melhor forma de notar essa variação cultural é através das variáveis linguísticas que possuímos. “a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral, seja através de seu código substitutivo escrito. E atravésdela, o contato com o mundo que nos cerca é permanentemente atualizado.” (Dino Preti,1994 p.13).

É através da língua que nos diferenciamos uns dos outros e é inquestionável dizer que as línguas variam, mudam se expandem e morrem. Charles Darwin acreditava que a língua é um organismo vivo, pois ela nasce se desenvolve e morre como já citado acima. Elas marcam nossas mudanças no tempo e no espaço.Podendo encontrar desde variações geográficas (vocabulários que mudam de região para região); sociais (classe, sexo, idade, grupo étnico, escolaridade e fatores individuais); de registro (formal e informal); estilísticas, semânticas, lexicais e fonológicas.

A nossa linguagem é uma das características que nos destaca dos demais países, a qual nos permite a oportunidade de expressar sentimentos,revelar conhecimentos, e, sobretudo, promover nossa inserção ao convívio social. “A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua.” (Dino Preti,1997, p. 13).

Podemos analisar que a nossa língua veio para o nosso continente no século XVI, sofrendo alterações quando entrou em contato com as línguas indígenas da costa brasileira e posteriormente doportuguês de Portugal, do latim, italiano, francês, e varias línguas europeias.
O Brasil é hoje o maior país de língua portuguesa do mundo, com uma população que, na virada do milênio, girava em torno de 170 milhões de habitantes. Mas o português, como todos sabem, não nasceu no Brasil; ele foi implantado no continente sul-americano por efeito da colonização portuguesa, que começa,oficialmente, com o descobrimento da terra de Vera Cruz por Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500.
Segundo Ilari a língua portuguesa originou-se do latim, mas não de um latim escrito, pois este era privilégio apenas dos nobres. O português originou-se do latim vulgar, falado pelo povo e é a partir do século XVIII que se têm os primeiros textos escritos em português.

Para a compreensão do processolinguístico é necessário conhecer um pouco da historia de Portugal e da Península Ibérica, depois podemos pensar no Brasil focando o papel do colonizador português, dos indígenas, dos escravos africanos e do próprio povo nativo e a influência dos povos que vieram na época das lavouras de cana-de-açúcar, e na fase do ouro e da industrialização do país.

Vários diferentes povos passaram pelaPenínsula Ibérica deixando na região vestígios de seu vocabulário. São alguns:
Ibéricos: a maioria veio da região do Basco; abarca arroio, balsa, barro, bezerro, lousa, etc.
Célticos: são bastante antigas porque surgiram quando os romanos entraram em conflito com os povos Gauleses na Itália; Porém, muitas são recentes no período da conquista da Península Ibérica ou da Gália; bico, brio, bragas,cabana, caminho, carpinteiro, carro, cerveja.
Fenícios: foram introduzidas através das navegações e pelos Cartagineses, que falavam o dialeto púnico; mapa, mata, malha saco.
Gregos: apareceram no léxico pelos colonos durante a dominação da Península Ibérica. A maioria das palavras gregas existentes no nosso vocábulo surgiu por duas vias: a literária e a popular. Das mais antigas podemos...
tracking img