Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio de Janeiro, v.4, n.2, p. 125-138, maio a agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE USINAGEM

Taciana Mareth
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
tacianamareth@yahoo.com.br

Eliane Suely Everling Paim
Universidade de Cruz Alta
elianespaim@gmail.com

Luciana Paim Pieniz
Universidade de CruzAlta
lpieniz@unicruz.edu.br

Fabiane Santos Erthal
Universidade de Cruz Alta
fabiert@hotmail.com

Resumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar, através da programação linear, um modelo de gestão de produção, em que o gestor possa simular cenários, a partir do cálculo da margem de contribuição e lucro líquido, melhorando o processo de tomada de decisão. Para tanto, foi efetuado um estudo,em que se propôs maximizar a margem de contribuição e o lucro, levando em consideração uma gama de limitações, para gerar o volume de produção ideal e apontar os desperdícios de recursos escassos. A presente pesquisa é classificada como aplicada e quantitativa. Após a coleta, os dados foram analisados conforme as metodologias de custos e, posteriormente, construiu-se os modelos de ProgramaçãoLinear (PL). Sendo assim, este trabalho contribuiu para a empresa em estudo, por desenvolver um diferenciado sistema de otimização de custos, resultando em maior segurança para a tomada de decisão.

Palavras-chave: Gestão de custos. Margem de contribuição. Programação linear. Abstract
The objective of this work is to propose a linear programming model for managing production in a productionmanagement model in which the administrator could simulate scenarios derived from the contribution margin and the net profit in a way to improve the decision making process. For such purpose a case study was conducted to maximize the contribution margin and the profit, taking into account the restricted resources, to search for the ideal production and to point out the wastes of scarce resources. Thepresent study might be classified both as applied and quantitative research. After collecting the data, these have been analyzed according to the cost methodologies and, subsequently, the LP model was developed. This study has contributed to the company since this unique system of cost optimization brought more confidence for the decision making process.

Keywords: Costs management. MarginalProfit. Linear programming.

Versão inicial submetida em 01/11/2010. Versão final recebida em 27/04/2012.

PESQUISA OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO

1. Introdução O tema central apresentado pelo artigo é a utilização da programação linear como ferramenta de apoio à decisão na gestão de custos de produção em uma indústria de peças usinadas para máquinas agrícolas. Este tema originou-se a partirdo questionamento da validade dos dados de custos apurados a partir do modelo do sistema de Custeio por Absorção (modelo contabilmente utilizado no Brasil) para tomada de decisão, comparado aos obtidos pelo custeio variável (modelo da margem de contribuição) e sua interferência na composição do lucro final da empresa. No sistema de custeio por absorção, os custos totais são atribuídos aosprodutos e com estes permanecem em estoque até serem comercializados. Na lógica defendida pelo sistema de custeio variável (ou custeio direto), os custos são tratados de forma diferenciada à medida que o sistema segrega os custos de produção em fixos e variáveis, deixando mais evidente quais os custos que se alteram de acordo com a quantidade produzida e quais não possuem e não sofrem qualquerinterferência em relação ao volume produzido. Os reflexos da utilização de ambos os métodos no lucro final das empresas são relacionados, primeiramente à formação do lucro e, não menos importante, à tomada de decisão no planejamento da utilização dos recursos da produção (matéria-prima e mão-de-obra), principalmente quando se tratam de recursos escassos ou restritos. Este estudo tem como objetivo analisar...
tracking img