O Brasil e os recursos hidricos

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
Água, sobre a perspectiva da saúde, do Meio Ambiente e Qualidade de vida

O Brasil é privilegiado em recursos hídricos. Com 17% de toda a água doce do planeta, conta com a maior área continental úmida do mundo, o Pantanal, é a mais extensa floreta alagada a várzea amazônica. Teoricamente, cada brasileiro tem cerca de 34 milhões de litros de água à sua disposição. Apesar de todo esse potencial,o país ainda sofre com a falta de água, o risco de desabastecimento em larga escala pode surgir no País,decorrente principalmente da utilização inadequada da água.
O Brasil apresenta uma situação de exploração e uso predatório de seus recursos. A poluição das águas, o assoreamento dos rios e o desperdício contribuem para o problema da escassez. Conforme dados do IBGE (2009), as empresas deabastecimento de água brasileiras apresentam índices de perda de água tratada de até 60%.
Nas nações desenvolvidas, esses números chegam a no máximo 20%. Por isso, o Brasil é considerado um dos campeões de desperdício de água no mundo.
A constatação geral, nesse início de século, é que a água potável do planeta está acabando e num futuro próximo será um recurso extremamente valioso, capaz de sustentarpotências mundiais ou provocar guerras, a exemplo do que acontece hoje com o petróleo.
Quando o mais sensato seria conservar essa riqueza a todo custo, estudos apontam para a contaminação do maior reservatório subterrâneo de água doce conhecido no mundo, o nosso Aqüífero Guarani, localizado no sudeste e norte do país, são 45 mil quilômetros cúbicos de água subterrânea, num total deaproximadamente 1,2 milhões de km2 quadrados de área.
Em termos de abastecimento, significa dizer que ele pode suprir as necessidades de uma população de 150 milhões de pessoas durante 2,5 mil anos. Com a vantagem adicional de que a água subterrânea, geralmente, não precisa ser tratada para o consumo, pois a filtragem natural das rochas pode alcançar um nível de qualidade que dificilmente seria atingido pelosprocessos tradicionais.
As causas básicas do crescimento da demanda de água são:
• O crescimento da população;
• Urbanização e a expansão da agroindústrias
( e as perspectivas para o futuro são preocupantes.)
Com as perspectivas existentes para as primeiras décadas do século XXI, quanto ao crescimento populacional, o desenvolvimento das cidades deverá respeitar os limites da natureza. Asesferas governamentais deverão impor restrições ao crescimento desordenado das cidades, distribuindo de forma racional os centros urbanos, com vistas a minimizar os impactos sobre os recursos hídricos e bens naturais, evitando assim, uma elevação nos custos da manutenção das necessidades básicas de água das populações.

Alternativas para o futuro
As alternativas exitosas que poderão ser utilizadaspara o abastecimento no futuro, podem ser elencadas:
• A reutilização da água resultante do tratamento de esgotos, também conhecida como água de reuso (esta alternativa por receber um tratamento mais simples e barato que a água potável, possui um preço final menor).
• Utilização da água da chuva para fins alternativos. Essa possibilidade somente será viável em aplicações que dispensam otratamento de potabilidade, e somente terá eficiência se adotada em locais onde houver incidência de chuvas periódicas.
Com a adoção desta medida, obteríamos reduções nos volumes consumidos de água potável, trazendo benefícios econômicos para os consumidores e benefícios ambientais para a sociedade em geral.
A educação ambiental como forma de preservar e demonstrar a importância dos recursos hídricos éum assunto que somente começou a ser abordado no final da década de 70. Até hoje, em pleno século XXI, não é difícil encontrar pessoas que não consideram a importância do problema da escassez da água potável.

Sobre a Perspectiva da saúde...
Para a água ser considerada própria para o consumo humano, ou seja, potável, deve obedecer a padrões de potabilidade: físicos (cor, transparência, odor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recursos hidricos e cidadania no brasil
  • POLÍTICA DE RECURSOS HIDRÍCOS NO BRASIL
  • Histórico dos recursos hídricos no brasil e no mundo
  • Democracia e gestão dos recursos hidricos no brasil
  • CARVALHO 2011 Gest O De Recursos Hidricos No Brasil
  • Recursos hídricos
  • Recursos hidricos
  • Recursos Hidricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!