O barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BARROCO
Fig.2 – Pormenor de “O martírio de San Erasmo” de Nicolas Poussin
Fig.2 – Pormenor de “O martírio de San Erasmo” de Nicolas Poussin
Estilo artístico que surgiu em Itália (Roma) e difundiu-se pela Europa entre os séculos XVII e XCIII. Ao contrário da simplicidade e serenidade do estilo renascentista, o barroco caracterizava-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero. O barrocoera uma arte espetacular e faustosa e, nas igrejas, atraía os fiéis, impressionando-os. Por isso foi denominado a arte da Contra-Reforma.
Fig.1 – A Torre dos Clérigos, no Porto
Fig.1 – A Torre dos Clérigos, no Porto

Características gerais do barroco
Apesar das diferentes interpretações que se verificaram nos diferentes países e regiões, determinadas por diferentes contextos políticos,religiosos e culturais, este estilo apresentou algumas características comuns, como:
* a tendência para a representação realista;
* a procura do movimento e do infinito;
* a tentativa de integração das diferentes disciplinas artísticas;
* emocional sobre o racional: o seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingidaatravés dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio;
* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* violentos contrastes de luz e sombra;
* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida;
* a amplitude, a contorção e a exagerada riqueza ornamental,ausência de espaços vazios e o gosto pela teatralidade.
Fig.4 – Palácio dos Biscainhos, em Braga
Fig.4 – Palácio dos Biscainhos, em Braga
Fig.3 – A Igreja do Carmo no Porto
Fig.3 – A Igreja do Carmo no Porto

Características da arquitetura:
Durante o período barroco, duas tipologias protagonizaram as pesquisas formais e construtivas: o palácio e a igreja. Os arquitetos barrocos entendiam oedifício de forma integrada, como se fosse uma grande escultura, única e indivisível. A sua forma era ditada por complexos traçados geométricos (muitas vezes baseados em formas curvas e em ovais) que imprimiam qualidades dinâmicas aos espaços e às fachadas. Ao mesmo tempo, abandonaram-se os rígidos esquemas baseados nas ordens clássicas.
Fig. 5- Pormenor de talha dourada do altar-mor (barroco)de uma igreja (Convento de S. Gonçalo, Angra do Heroísmo, Açores)
Fig. 5- Pormenor de talha dourada do altar-mor (barroco) de uma igreja (Convento de S. Gonçalo, Angra do Heroísmo, Açores)
A arquitetura caracterizou-se pelo uso de colunas, frisos, frontões, arcos e cúpulas; nas fachadas curvas e contra curvas e nichos. Como decoração recorreu-se a baixos-relevos, pinturas, mosaicos, mármores etalha dourada (Fig.5).

Características da pintura
Na pintura verificou-se, neste período, para além da transformação estilística, o alargamento dos géneros e das próprias dimensões desta forma de arte, de maneira a integrar organicamente os espaços arquitetónicos.
Esta pintura em trompe l'oeil, aplicada em paredes e tetos constituiu uma das mais originais contribuições do Barroco.
Fig. 6 –Pintura barroca no teto da sala de um palácio em Rastatt (Alemanha)
Fig. 6 – Pintura barroca no teto da sala de um palácio em Rastatt (Alemanha)
Esta atividade artística recorreu a cores quentes (amarelos, vermelhos, dourados), a jogos de luzes e sombras; arte do retrato acentuou-se.

Características da escultura
Na escultura barroca procurou-se explorar o dramatismo das figuras representadas,tentando suscitar os sentimentos do observador.
Fig. 7 – Pietá, escultura castelhana
Fig. 7 – Pietá, escultura castelhana
Esta arte caracterizou-se pelo movimento, expressão de sentimentos fortes (dor, sofrimento, paixão) e pelo grande exagero das formas.

Características da literatura
Vários países aderiram ao movimento na Europa. Passo a referir as designações que o classificaram a partir...
tracking img