Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco e sua origem
O Barroco nasceu na Itália, que desde o Renascimento se tornara o maior pólo de atração de artistas em toda a Europa e o maior centro irradiador de influência.Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicosda Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.

Críticos e historiadores da arte contemporâneos contestam, noentanto, a existência do "barroco" como um movimento artístico, considerando, em primeiro lugar, que o termo nunca existiu durante o período histórico a que se refere.

Os artistasbarrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do serhumano.

BARROCO EUROPEU:
Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanholVelásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.

BARROCO NO BRASIL:
O barroco brasileiro foi diretamenteinfluenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco deLisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro.
tracking img