Vida de gestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida de Gestante e Recém-nascido
Objetivo: Mostrar como exercícios físicos podem e melhoram a vida gestacional tanto da mãe, também do bebe a partir do 3° mês de gestação.
Introdução:
Sabe aquelas grávidas que colocam fones de ouvido na barriga para que o feto escute música clássica, seja estimulado por ela e nasça mais inteligente? Isso não tem comprovação científica, ao menos até agora.
Mascoisas mais simples, como exercícios físicos e até um pouco de estresse, realmente funcionam. Linda May, professora de anatomia na Universidade de Medicina de Kansas City, nos EUA, conduziu um estudo sobre os efeitos do exercício materno no feto, usando um aparelho que mede os campos magnéticos produzidos pela atividade elétrica do coração.
Os bebês das gestantes que faziam exercícios aeróbicosde intensidade moderada por pelo menos meia hora, 3 vezes por semana, já nasciam com o coração mais saudável que os filhos de mulher sedentários. E as mulheres que se exercitam durante a gravidez tendem a ter filhos maiores - com cérebros igualmente maiores, o que pode ajudá-los a se tornar adultos mais inteligentes.

Exercícios para o feto
Aos 3 meses de gestação o feto já começa a ”interagir”com a mãe, Agora, o bebê já consegue ouvir as batidas do coração da mãe, assim como sua voz. É hora de ler ou cantar em voz alta. 
Está começando o segundo trimestre da gravidez. Para muitas mulheres, é o período da gestação em que elas se sentem melhor. 
Entre 15 e 20 semanas, o bebê dobra de tamanho. À medida que o corpo cresce, o sistema nervoso amadurece rapidamente, conectando o cérebro aoresto do corpo. 
Os nervos saem do cérebro e passam pelo tronco encefálico até chegar à coluna. De lá, se estendem aos membros. 
O esqueleto do bebê também está em transformação. A cartilagem antes macia começa a endurecer e virar osso. Esse processo de enrijecimento acontece primeiro nos braços e nas pernas. 
O desenvolvimento sensorial acelera. O cérebro do bebê está designando áreasespeciais para o olfato, paladar, audição, visão e tato.
Alguns bebês nesta fase até chupam os dedos. 
Dessa forma uma mãe que antes da gravidez possuía uma vida de exercícios pode continua-los, sendo assim manter os exercícios durante a gravidez é aconselhável, um bom programa de exercícios trará a mãe e ao bebe uma vida melhor, a mãe dera mais força e resistência para carregar o peso extra durante agravidez, onde também ajudará na hora do parto. Exercícios físicos também diminuem o inchaço da mãe, produz uma melhor circulação sanguínea entre a gestante e o bebe, a atividade física ajuda a melhorar o humor, com a liberação da serotonina -- o que reduz o risco de sucumbir à tristeza comum nessa fase. 
Exercícios certos para gestantes

Gestantes podem fazer diversos tipos de exercícios,dentre deles, musculação, hidroginástica, pilates, yoga. A ideia é “mexer” o corpo, é claro sobre supervisão de um profissional de Educação Física e também liberada por seu obstetra, é necessário que o médico libere a gestante para fazer os exercícios e também quais ela poderá fazer e a quantidade, nada de exageros, nem pensar em pegar pesado. Assim a gestante irá se sentir melhor, evitará o ganhoexagerado de peso, irá enrijecer a musculatura do corpo, evita a ansiedade e salientando na hora do parto normal os exercícios ajudará a melhorar o desconforto.
* Musculação: cada gestante possui um caso individual, onde o obstetra irá analisar e ver qual é o melhor para a prática de exercícios. O professor deve sempre respeitar as indicações do médico, se possível manter um contato e troca deinformações diretamente.
O controle durante a atividade física é primordial para que não ocorra problemas na gestação, como:
* Ganho de peso
* Pressão arterial
* Glicemia
O fortalecimento do abdômen, a lombar, o joelho, lembrando-se de preparar a coluna cervical e o ombro, visto que esses irão dar suporte ao bebe.
A atividade física ajuda na formação de uma imagem corporal positiva...
tracking img