O aluno como sujeito construtor e construído da realidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

darlene glória torres ximenes batista

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR individual:
o aluno como sujeito construtor e construído da realidade social

Palmares
2011

darlene glória torres ximenes batista

produção textual interdisciplinar individual:

o aluno como sujeito construtor e construído da realidade social

Trabalhoapresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [sociologia da educação
Teoria geral do conhecimento
Processo educativo no contexto histórico
Pisicologia da educação].

Prof. Okçana Battini
Marcia Bastos de Almeida
Bernadete Strang
Daniele Fioravante
Tutora eletrônica:Fabiana Cavassani Fussuma de Souza
Tutora de sala:Conceição

Palmares
2011Introdução
Segundo Vygotsky(1998) “a aquisição de conhecimento é dada pela interação do indivíduo com o meio. É na troca com os outros indivíduos e consigo mesmo que vão se internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimento e da própria consciência. A construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica dosujeito”. Para Piaget (1896-1980) “a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo. Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas”. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Atualmente, pode-se caracterizar a tendênciada educação brasileira como construtivista, com ênfase na ideia interacionista de Vygotsky (1989) ou Paulo Freire (1983). Esta abordagem vê o aluno como construtor de seu conhecimento, mas inserido numa dada sociedade, numa dada cultura que determina esse conhecimento. Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência, segundo Marx e Engels (1984), inspiradores daobra vigotskiniana e freiriana. Assim, o ser que aprende - ou que constrói o conhecimento - transforma a realidade, e o faz pela ação e reflexão; não há apropriação rigorosa e definitiva entre o ser vivo e o seu meio, mas as relações são de transformação mútua.
Diz Paulo Freire (1983, p.39): "Entendemos que, para o homem, o mundo é uma realidade objetiva, independente dele, possível de serconhecida. É fundamental, contudo, partirmos de que o homem, ser de relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo. Estar com o mundo resulta de sua abertura à realidade, que o faz ser o ente de relações que é."
Acredito ser fundamental no processo ensino-aprendizagem a interação do aluno com o meio, bem como a relação aluno-professor. O mesmo tem que se considerar ativo naconstrução do seu conhecimento e é papel do professor proporcionar isto. A escola tem de ser um lugar de criação conjunta, de produção de saber, pois, não serve apenas para reproduzir uma história linear, pelo contrário, o mínimo que se exige desse espaço é que ele possa pensar a história da humanidade levando em consideração a ação nas continuidades e mudanças do tempo, podendo, dessa maneira,possibilitar aos homens e mulheres perceberem-se como indivíduos produtores da sociedade. É fundamental a interação social, pois é por meio dela que a criança ingressa no mundo das relações interpessoais. Os professores são responsáveis por promover a mediação cultural e o desenvolvimento das crianças. “O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seupensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”. (FREIRE,1996:96)
“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar!” (PÍNDARO- POETA ROMANO) Diante deste pensamento concordo com o que muitos...
tracking img