A realidade social do aluno: sujeito construtor e construído

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LECI DE PAULA COSTA SOUZA

A REALIDADE SOCIAL DO ALUNO:
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia da Educação, Teoria geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico, psicologia da Educação.

Profª. Okçana Battini; Profª. Marcia Bastos de Almeida ; Profª. BernadeteStrang; Profª. Daniele Fioranvante.

Piumhi
2011
A REALIDADE SOCIAL DO ALUNO:
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO

"... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Paulo Freire

INTRODUÇÃO

Hoje o aluno transformou-se em sujeito do seu próprio conhecimento. Há algum tempo atrás, o conhecimento era construído demaneira fechada, ou seja o professor definia o que seria transferido aos alunos. Agora, observa-se uma concepção construtivista na qual o aluno constrói, usando o professor como fonte de referência. Certamente, o professor não é apenas espectador, na verdade, organiza situações de aprendizagens, contribui com seus conhecimentos pedagógicos, orientando os alunos no desenvolvimento de suas habilidadese competências para que realizem suas próprias construções.
De acordo com Paulo Freire (1996, p.23) “não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro.” Tanto o aluno quanto o professor, constroem o saber ligado à coerência e à ética.
Para que se efetive a contrução do conhecimento é precisoque o professor seja capacitado para tal, e que aguce a curiosidade nos alunos com o objetivo de que se tornem pessoas críticas, dotadas de entendimento, capacitadas à compreensão, aptas a analisar, entender e questionar, para que por meio das dúvidas consigam produzir novos conhecimentos.

DESENVOLVIMENTO

No contexto atual que confere ao aluno o construtor de seu próprio conhecimento, oprofessor passa a considerar a realidade dos alunos e os conhecimentos prévios trazidos por eles, garantindo o aumento das possibilidades de diferentes aprendizagens, Nessa perspectiva, o professor precisa conhecer o que seus alunos trazem e o que realmente conhecem, porque a partir disso, haverá a possibilidade de relacionar o novo conhecimento com o conhecimento que possuem. Assim poderá se efetivaro processo de aprendizagem.
No âmbito da filosofia, percebe-se que a construção do conhecimento ocorre por meio da reflexão crítica do pensamento, promove “um pensar reflexivo, com o qual o ser humano aprende a saber, a partir da reflexão e do discernimento, que é o verdadeiro caminho para o conhecimento”, segundo menciona Selma Assis Andrade , em entrevista publicada em realidade virtual.Para Werneck (2006) em uma visão sociológica, o aluno pode ser visto como aquele que tranforma a natureza tanto por sua ação individual quanto social no espaço cultural no qual será inserido e revestido de valores. Segundo a autora, cada um compreende a sua cultura tanto no presente como no passado como membro da sociedade que historicamente a formou. Para a Sociologia, o conhecimento humanoinicia-se na primeira infância época em que a criança, por imitação repete os gestos, as expressões faciais e as palavras dos adultos com quem convive e assim vai adquirindo e construindo seu universo cognitivo.
Em uma visão histórica vale lembrar de estudiosos os quais observaram que o sujeito não é apenas individual, mas, histórico e social. Beker(1993, p17), ao estudar Piaget, coloca que “o sujeito ésujeito na medida em que é sujeito histórico. É sujeito histórico na medida em que traduz sua organização biológica pelas ações próprias da cultura na qual vive.
No âmbito da psicologia, observa-se uma grande contribuição das teorias psicológicas para a construção do conhecimento. Conforme Massabni(2007), há muito que a Psicologia, contribui grandemente para a educação escolar. Ela valoriza a...
tracking img