O acesso da classe c aos bens de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTANA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ORIGEM DA CULTURA

Boa vista, Roraima
Março de 2012
Arthur Andrade
Francisco Farllen
Firmino Eugênio
Halina Alves
Ivelda Costa
José Ricardo
Lisânia Pascoal
Luciene Miranda
Maria José
Vânia Mourão
Wesley Barros

ORIGEM DA CULTURA

Trabalho de pesquisa apresentado na UNIP – UniversidadePaulistana, para obtenção de nota na disciplina de Homem e Sociedade, orientado pelo professor especialista e Administrador Waldimer P. de Alencar.

Boa vista, Roraima
Março de 2012

“Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz. O que um homem pode ser, ele deve ser. A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização...Refere-se ao desejo do homem de autopreenchimento, isto é, à tendência que ele se apresenta de se tornar, em realidade, o que já é em potencial; tornar-se tudo aquilo de que uma pessoa é capaz.” (Abraham H. Maslow)
SUMÁRIO

INTRODUÇAO 5
1. ORIGEM DA CULTURA 6
1.2 O surgimento do Homo Spiens 6
1.3 Teoria da evolução 7
1.4 Evoluçao 8
1.5 O homem e a cultura 9
1.6 Cultura 10
CONCLUSÃO11
REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇAO

Ao decorrer do assunto será fundamentado sobre o surgimento da cultura e o surgimento do homem, pois a cultura propriamente dita e tudo o que resulta da criação humana. O homem, ao produzir a cultura, produz-se a si mesmo, ou seja, ele se auto-produz com o passar do tempo.
Vario aspectos inicias concorreram para a origem da aculturação dos povos, a fabricaçãode instrumentos, que por vez determinava a posição de poder de um grupo em relação a outros, os regimes alimentares, as vestimentas e modo de moradia ou abrigo eram determinados de acordo com a região de cada grupo. A partir da dispeção da espécie humana para mas variadas regiões, os indivíduos tendiam a adaptação com relação ao meio que se instalava.Tal fato resultou nas grandes variaçõesculturais entre povos de diferentes regiões.
Como será relatado posteriormente, a cultura nasce do trabalho do homem em coletividade, transformando a natureza para atender as suas necessidades. E importante frisar, que a cultura não e apenas a construção da vida material do homem, mais também o seu arcabouço não-material, como, valores idéias, costumes, crenças, religião, modo de agir, surge, então, aquestão: uma cultura pode proporcionar muito conforto material e ser ao mesmo tempo pouco adequado ao bem estar psíquico dos indivíduos na qual se refere as formas estabelecidas para a convivência humana.

1. ORIGEM DA CULTURA
1.2 O surgimento do Homo Spiens

Para os evolucionistas, todas as espécies vivas foram surgindo das transformações de outras já existentes, dando origem a novasespécies, enquanto outras se extinguiram.Os primeiros humanos, chamados cientificamente de hominídeos, surgiram das transformações de algumas
famílias de símios que fazem parte dos chimpanzés.
Nossa espécie surgiu devido às mudanças biológicas e ao surgimento da cultura. Que mudanças biológicas são essas que nos diferenciam dos símios? O aumento da caixa craniana que nos dotou de um volume cerebralmuitas vezes maior que o de um macaco. A postura ereta, que possibilita utilizarmos apenas os membros inferiores para nos locomover. E o surgimento do polegar opositor, que possibilita à nossa espécie a capacidade do chamado “movimento de pinça”. É a partir dessas três características básicas que desenvolvemos inúmeras outras características fascinantes como a capacidade da fala ou, ainda, defabricar instrumentos para nossa sobrevivência.

Mas essas características como inteligência, fala e indústria não teriam surgido em nossos ancestrais se não fosse a presença de um tipo de comportamento que ajudou a modelar o corpo de nossos ancestrais, que é o comportamento baseado na cultura. Ou seja, a necessidade de comunicação, cooperação e divisão de tarefas facilitou o desenvolvimento dessas...
tracking img