E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações, é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo.
Segundo Júnior (2002, p. 49), “a Internet é hoje a rede mundial de computadores, compostas por um conjunto de redes de computadores distintas que se comunicam e cooperam entre si”. Ainda de acordo com o autor a Internet é organizada na forma deuma teia. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional, basta conectar-se a um computador ligado à Internet em sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. Para Bogo (2000, p. 1), “a Internet nasceu praticamente sem querer.Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos”.
As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a Internet em verdadeiro shopping centers virtuais.

O comércio feito através da Internet muda os parâmetros do comérciotradicional em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à escala do mercado potencial e ao custo envolvido em todas as operações comerciais, desde o custo de obtenção de informação sobre produtos até o custo do próprio produto (JUNIOR, 2002, p.1).

Pela Internet, você pode adquirir os mais diversos produtos e serviços disponíveis na grande rede por meio das lojas virtuais. Você pesquisa,escolhe, especifica características: modelo, tamanho, cor e a forma de pagamento. Depois, recebe, dentro de um prazo determinado, o produto ou serviço diretamente em sua casa. A vantagem para as lojas virtuais é que elas não necessitam de espaço físico, diminuindo custos.
Além disso, estão abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Elas tambémpodem existir como serviço complementar de uma rede de lojas ou serviços já existentes ou somente na Internet.
Segundo Gullo (2009, p. 44), “a pesquisa de marketing hoje se define como sendo a função que liga o consumidor, o cliente e os demais públicos ao profissional de marketing e de comunicação por meio da informação”. Enquanto os consumidores vão, aos poucos, sentindo-se seguros com as comprasonline, as empresas investem em segurança na própria internet, ampliam a oferta e a qualidade dos produtos e serviços.
Nesse processo, acontece uma evolução, e novos hábitos vão, aos poucos, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.
Para Felipini (2011), o comércio eletrônico movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Este mercado, que está em constante crescimento, já atraiu muitasempresas tradicionais como, por exemplo, Lojas Americanas, Dell, Ponto Frio, e fez surgir também novos e lucrativos negócios.

O computador, juntamente com a internet, tem provocado uma revolução comercial por causa de sua capacidade de aproximar empresas e consumidores através de um ambiente virtual. As possibilidades de implantação de novas técnicas de comércio são praticamente ilimitadas econtam-se, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter lojas virtuais, cada vez mais demandadas pelo mercado de consumo global (BOGO, 2000 p. 1).

Para Felipini (2011), esta nova modalidade de comércio também provocou o surgimento de novas tecnologias e técnicas para transferência de informações via internet, procurando melhorar a segurança das informações e proporcionarmaior integração entre sistemas independentes, mas ao mesmo tempo comunicativos entre si. Isto significa, por exemplo, que lojistas tiveram que repensar no modo como seus sistemas funcionam e operam para promover uma integração entre os mesmos a fim de trazer ao consumidor, visitante de uma loja virtual a possibilidade de uma experiência de compra simples, prática e segura.
Logo, a principal...
tracking img