E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valoresmodestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.

O e-commerce pode assim ser definido como o conjunto das transacções comerciais de produtos e serviçosefectuadas através da Internet ou de outros meios digitais.
Comércio electrónico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.E-commerce é atualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em crescimento.
O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância.

O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economiaagora estão ligadas ao comércio eletrônico.
2. SEGREDO DO E-COMMERCE
Planejamento

3. APLICAÇÕES DE E-COMMERCE
O e-commerce está mudando a forma como as empresas fazem negócios tanto interna como externamente com seus clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios.
Atualmente, muitas empresas participam ou patrocinam três categorias básicas de aplicações de e-commerce:
- (B2B): a deempresa-a-empresa;
- (B2C): a de empresa-a-consumidor;
- (C2C): a de consumidor-a-consumidor.

Business to Business (B2B)
È o comércio entre duas empresas. Grande parte das transações que ocorrem comércio eletrônico são B2B. O Business to Business também é conhecido por Electronic Data Interchange (EDI).
Business to Consumer (B2C)
Envolve a venda direta ao consumidor. Sites populares como aAmericanas.com Submarino e Amazon.com são exemplos de sites de e-commerce Business to Consumer.
Consumer to Business (C2B)
Este modelo inverte a lógica do B2C. Através dele, os consumidores ofertam um bem de consumo para uma empresa. O desenvolvimento de serviços por freelancers são exemplos deste modelo de negócio.
Business to Employee (B2E)
Através dele, empresas oferecem bens ou serviços aosseus empregados em um ambiente de intranet. O B2E normalmente é utilizado para automatizar processos de trabalho relativos aos trabalhadores. Exemplos de aplicações B2E podem ser vistos na gestão online de apólices de seguros para os trabalhadores, programas de ofertas e recompensas para funcionários, entre outros.
Consumer to Consumer (C2C)
Neste modelo, um intermediário permite a trocacomercial entre dois ou mais consumidores. O comércio em sites de leilão (como o MercadoLivre e eBay) é um exemplo de e-commerce C2C.


3.1 E-COMMERCE DO TIPO (B2B)
A companhia usa a rede para solicitar aos seus fornecedores, receber pedidos e fazer pagamentos. O B2B é a troca de informações comerciais acelerando a comunicação e os negócios. As corporações encontraram na Internet, uma oportunidadeinédita de tornar mais ágil e dinâmica a relação com fornecedores, distribuidores e clientes. Através do E-commerce B2B as organizações estão adquirindo uma maior eficiência de suas atividades, reduzindo custos e tempo, através da digitalização dos processos.
Caso Boeing
Para comprar um artigo, um usuário da Boeing se conecta à página da Red na web, procura um catálogo online de artigos...
tracking img