A violencia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADRIANA ORTEGOZA

A VIOLENCIA NA ESCOLA

ARARAS
2010

ADRIANA ORTEGOZA

UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS

A VIOLENCIA NA ESCOLA

Monografia apresentada como exigência parcial de avaliação para conclusão do Curso de pós graduação. Apresentado a UNAR Centro universsitário de Araras, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Pedagogia, sob a supervisão daorientadora Prof.Dra Roseana Corrêa Grilo.

ADRIANAORTEGOZA

UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS

A VIOLENCIA NA ESCOLA

Trabalho de conclusão de Curso aprovado em ______________________ para obtenção do titulo de Licenciatura em Pedagogia.

Dra Roseana Corrêa Grilo.
Professor(a) Orientador(a)

AGRADECIMENTO

A Deus por ter permitido todas as vezes nossa chegada e partida para nossoslares em paz.
E pelas amizades construídas ao longo do curso.

EPÍGRAFE

(...) a falta de disciplina é um mal pior que falta de cultura. Pois esta pode ser remediada mais tarde. Ao passo que não se pode aboar o estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina.
Immanuel Kant

RESUMO

A relevância e a necessidade do estudo dessa temática no campo da educação evidenciam-se na medida emque se constata que há um considerável índice de situações envolvendo violência nas escolas com a participação de jovens estudantes'. Esta condição de violência inquieta e preocupa pais, professores, comunidade e autoridades de segurança pública, que não sabem exatamente como agir diante dessa ameaça' cada vez mais comum, que vem transformando os estabelecimentos de ensino em verdadeiros campos debatalha, suscitando duvidas e incertezas quanto ás práticas pedagógicas desenvolvidas. Sendo assim, procura - se compreender e refletir sobre o processo de construção das
Representações sociais dos sujeitos no universo escolar, apontando elementos para uma visão analítica da realidade resgatando os princípios éticos e desenvolvendo ações que visam á promoção e difusão dos valores desolidariedade, respeito, honestidade, responsabilidade, fraternidade e de convivência que parecem ser ignorados.

Palavras chaves: violência – comportamento – indisciplina

SUMÁRIO

RESUMO.........................................................................................................................INTRODUÇÃO.................................................................................................................8

I. A INCIDÊNCIA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA......................................................10
I.1 O comportamento da prática pedagógica..................................................15

II. A INDISCIPLINA QUE GERA VIOLÊNCIA...........................................................18
II.1 Reflexão teórica sobre a questão daindisciplina.......................................22
II.2 O docente diante do discurso da indisciplina.............................................27

III. A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA ..........................................31

CONCLUSÃO..................................................................................................................35REFERÊNCIA.................................................................................................................37

INTRODUÇÃO

A partir de observações sobre diversos comportamentos de alunos na educação básica surgiu a vontade de escrever, ainda que de forma sucinta, sobre a questão da indisciplina violência e a participação da comunidade na instituição escolar como uma influência positiva.
Após algumas indagações e inquietações sobreessas vertentes percebe-se que os alunos mudaram, o mundo mudou e as famílias estão cada vez mais complexas e diversificadas, porém, a escola com os seus educadores continuam na mesma, fazendo as mesmas analogias com o passado querendo que essas crianças de hoje sejam iguais às crianças de antigamente.
Uma das dificuldades mais comuns atualmente enfrentadas peta professor é o que chamamos de...
tracking img