Violencia nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E OS FATORES ENVOLVIDOS.
Ioni Miranda da Costa Pinheiro
Resumo: O presente artigo procura refletir sobre a violência na escola e um tema vasto, requer um novo conjunto de praticas pedagógicas e sociais que visualizem valores e princípios comprometidos com vida, portanto não pode se tratá-lo a partir de uma única causa, pois essas violências podem estar relacionadas avários motivos. Nota se dentro das escolas crianças e adolescentes violando o âmbito escolar, que se caracterizam agressões verbais físicas, pichações e furtos sem causa que justifique essas ações.
Palavra chave: violência escola sociedade.

VIOLENCIA NAS ESCOLAS
Propõe se uma pedagogia com olhar cauteloso que priorize as pratica transformadora, possibilitando lhe a inclusão social, que sesensibiliza e se compadeça com o mais fraco.
Precisamos combater a violência a partir da instalação de uma cultura pela paz; é necessário despertar esperanças no mundo que estamos construindo para o amanhã; queremos que o ideal da justiça seja publico e social e não apenas privado e individual; precisamos encenar o bem que desejamos realizar. Que o âmbito escolar seja espaço por excelência de formaçãointelectual e moral, ou seja, lugar de realizações da promessa de justiça e liberdade.
Todas essas considerações são analisadas no âmbito desse trabalho, tendo como foco principal, analisar especificamente a violência nas escolas, uma vez que a escola tem como objetivo socializar e re-socializar os indivíduos, para viverem e reproduzirem determinadas relações.
O que e violência, como se apresentana sociedade e no âmbito escolar qual são os elementos causadores dessa violência de que forma os educadores podem contribuir juntamente com a sociedade para amenizar o problema, portanto e preciso conhecer o que se tem causado e analisado sobre o tema da violência.
________________
Acadêmica do curso de direito, 2º período da faculdade Arnaldo Horácio Ferreira Faahf, Luís Eduardo Magalhães-BA,CEP 47850-00.
Os conceitos analisados no âmbito desse trabalho, tendo como foco primordial, avaliar designadamente a violência nas escolas, porque a escola é uma instituição com o objetivo de socializar e re- socializar os indivíduos para viverem e repreduzirem determinadas relações. Nesse formato a educação e o campo que faz o levantamento das situações e apresenta opções que possam possibilitarou resolver os problemas que aparentam negativamente a escola e os meios a ela relacionados.
A escola socializa o individuo de maneira repressivo-coercitiva, reprimindo determinadas idéia e comportamentos, tornando-se violenta. A violência institucional escolar possui duas formas básicas: a violência disciplinar e a cultural. Segundo Viana (2002, p.19) “[...] a violência disciplinar prepara oindividuo para atuar em qualquer outra instituição disciplinar [utilizando-se] da metodologia de vigilância hierárquica, sanção normatizadora e do exame.” Esses são meios para manter a ordem, a hierarquia e as regras
Desse modo devemos conscientizar a comunidade escolar e não escolar sobre as formas da violência e conseqüências na vida do individuo oferecer condições de analises ao individuo sobreos inúmeros fatores de violência externa que atingem o comportamento da criança na vida escolar, fornecendo informações para que os educadores aproximem e busquem solucionar os mesmos, constituindo assim, outras pretensões.
O que a violência, apresenta na sociedade, principalmente nas escolas, quais os elementos causadores dessa violência, para amenizar o problema como os educadores e comunidadepoderiam contribuir para amenizar o problema. Essa violência é direcionada de diferentes formas no ambiente escolar.
Esta multiplicidade de fatores torna a problemática como carência afetiva, falta de cidadania podem contribuir para que crianças e adolescentes, cometam violência como forma de chamar atenção para receber afeto a falta de afeto e valores esta relacionada a ausência dos pais...
tracking img