Projetos populares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este trabalho científico tem o propósito de alçar uma reflexão, um diálogo, e quem sabe um debate Sobre cidadania, lixo e meio ambiente. Como, quando e de que maneira somos cidadãos. Comoestamos cuidando dos resíduos que produzimos.
Tendo como base e ponto de partida uma associação de catadores de “lixo” termo muito usado por todos, porem colocação incorreta uma vez que segundo odicionário Aurélio: (lixo SM. 1 O que se varre da casa, da rua, e se joga fora; entulho. 2. Coisa imprestável.).
Desta forma o material que esta associação separa, prensa e vende não pode serintitulada de lixo por que e de fundamental importância e muito aproveitável para a preservação do meio ambiente, para um desenvolvimento sustentável, para o resgate da cidadania dos “associados que fazem atriagem” do material que vai ser reciclado. Tendo como referencia a declaração dos direitos humanos que diz:
“O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos naturais eimprescritíveis do homem; esses direitos são a liberdade, a prosperidade, a segurança e a resistência à opressão”. Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Parágrafo II
Faz-se necessárioanalisar- mos a situação que se encontrava estas pessoas ha margens da cidadania literalmente, por que o lixão que eles freqüentavam estava localizado a margem da rodovia do contorno uma rodovia federalque liga a BR101 sul à BR101 norte no ES, e desvia o fluxo do centro de Vitoria capital do estado. Vamos conhecer a comunidade em que esta inserida e os seres humanos que sobreviviam em meio àmiséria e ao abandono da sociedade e de políticas publicas. Sendo personagens sem nomes e sem rostos impossibilitados de desfrutarem uma cidadania verdadeira que há muito foi declarada.

Afinal o que ecidadania?

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou...
tracking img