Violencia das escolas ou violencia nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Violência nas escolas ou violência das escolas?
Neste texto debatemos que é preciso voltar para dentro das escolas o olhar dos que se preocupam com a violência escolar. São muitas aspesquisas sobre a escola pública brasileira que denunciam as más condições de trabalho dos professores, e o desrespeito a essa categoria profissional. Esse desrespeito se dá por três fatores: baixossalários, má qualidade dos cursos de formação e a exclusão dos educadores das decisões sobre a política educacional.
O texto afirma que não basta garantir a todos acesso à escola, não basta também garantir apermanência na instituição de ensino que falha na sua tarefa de ensinar. É necessário um empenho na construção de uma escola baseada no respeito aos direitos de pessoas eque trabalham e estudamnelas.
Todos os que conhecem a realidade das escolas, sabe da desaprovação que os professores têm com o seu trabalho. Reformas e projetos querem pôr o país nos moldes mais convenientes aos interesses defortunas mundiais.
Pesquisas sobre essas políticas destacaram o buraco que separa o discurso democratizante e a realidade das práticas escolares. As metas oficias têm como objetivo diminuir os gastos emeducação, aumentar os índices de escolaridade e dar aos excluídos a ilusão de que estão sendo incluídos na escola. A nova política educacional quer “regularizar o fluxo”, ou seja, evitar a reprovação.Frustrados, os educadores e alunos tendem a acionar meios de sobrevivência, para os professores são os casos de faltas, mudanças de escola, licenças etc.
Os educadores que acreditam que oscausadores desses males são os alunos, buscam castigá-los fisicamente e moralmente, cerceá-los ou até rotulá-los.
Alunos relatam que não suportam a falta de significado das aulas e a forma como são tratados.Profissionais da escola recorrem a métodos onde abusam do autoritarismo e atitudes que contribuem para a formação de alunos com personalidades com características, portanto, a escola está implicada...
tracking img