A tecnologia aplicada ao processo ensino/aprendizagem de língua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Neste artigo procura-se ressaltar as possibilidades educacionais oferecidas pelas tecnologias de informação e pela rede mundial de computadores, conhecida como internet, e relacioná-las ao processo educativo, mais precisamente ao processo ensino/aprendizagem da língua inglesa.



Palavras chave: processo educativo – tecnologias – língua inglesa



INTRODUÇÃO

A crescentecomplexidade de nossa sociedade impõe exigências semelhantes aos indivíduos. Estes precisam de uma melhor e constante formação para sobreviver economicamente e prosperar socialmente. Temos visto o desenvolvimento de diversas novas tecnologias de informação e comunicação, como rádio, telefone, televisão, videocassete, DVD, computadores, redes de telecomunicação, internet.

Estes novos recursos têmprovocado inúmeras transformações no mundo contemporâneo, não apenas no modo de agir, mas também criando novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. As próprias relações entre os seres humanos estão sendo rapidamente (re) elaboradas, mediadas por estas tecnologias.

Sendo assim, tem sido importante refletir sobre as mudanças educacionais motivadas por estas tecnologias, propondo novasdinâmicas educacionais.Tais mudanças e renovações chegaram à escola exigindo egressos dinâmicos, críticos e familiarizados com os recursos tecnológicos. Vale ressaltar que o domínio de uma língua estrangeira, como a língua inglesa, torna-se, também, cada vez mais imprescindível.

Considerando a dificuldade apresentada pelo aluno, de 7 a 16 anos, em adquirir a língua inglesa padrão - muitas vezesproveniente da falta de estímulos em aprender a língua inglesa - constata-se que podemos unir o útil ao agradável e fazer uso do computador visando tornar o aprendizado da língua inglesa mais prazeroso, significativo e motivador para o aluno. Ao utilizar os recursos da informática, o educador pode enfatizar a prática da comunicação escrita em língua inglesa utilizando os diversos meios de comunicaçãodisponíveis e, ainda, valer-se efetivamente do fato de essa faixa etária caracterizar-se como a mais produtiva em termos de aquisição da segunda língua.

Utilizando a Internet podemos levar o aluno a desenvolver, ao menos, a escrita da língua inglesa no dialeto não-padrão. A afirmação de Baratz & Shuy, (1969) justifica nossa intenção: “aprender a ler num sistema de escrita que reflete um dialetodesconhecido, no caso o inglês padrão, é uma tarefa duplamente difícil.” Para isso, o educador deve estar apto à utilizar o computador como um instrumento auxiliar para o desenvolvimento integral do sujeito. Nesse sentido, procuramos mostrar que o computador pode ser uma ferramenta valiosa no processo ensino-aprendizagem.

ALUNOS DE HOJE VERSUS PROFESSORES DE ONTEM

Os alunos de ensinofundamental e médio, que hoje encontramos nas escolas, nasceram já em convivência com tecnologias que nós, adultos, passamos a conviver, apenas, a partir de determinado momento de nossas vidas. Portanto, é natural que a relação de nossos alunos com as tecnologias seja mais intima e diferenciada da nossa.

Até os dias atuais, a maioria das instituições que preparam professores ainda o faz segundo umvelho paradigma: alunos vêm para a escola com suas mentes vazias para que sejam preenchidas pelos conhecimentos que seus professores possuem. Faz-se necessário que as instituições de ensino superior, as escolas e os professores compreendam o novo paradigma: alunos trazem seus próprios conhecimentos e sua bagagem cultural, isso é um fato que os educadores devem levar em consideração, assumindo umanova postura. O professor não é o que “tudo sabe” apto a preencher mentes vazias; ao invés disso deve fornecer ao aluno ferramentas propícias, que possam orientar e ajudar na construção das bases de seu próprio conhecimento.

O computador entrou na escola para desmistificar, definitivamente, essa imagem de “professor tudo sabe”, uma vez que coloca professores e alunos em situação de igualdade e...
tracking img