A sustentabilidade na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade X Sustentabilidade
A escassez dos recursos naturais resultante de seu uso indiscriminado e a geração de resíduos que causam degradação ao meio ambiente devido a sua má disposição, são questões que vêm recebendo destaque entre os pesquisadores á algum tempo, fazendo parte, inclusive, do planejamento estratégico das empresas. Neste sentido, a contabilidade apresenta-se comoimportante ferramenta, por fornecer informações das transações e eventos econômicos, passíveis de mensuração, realizados pelas empresas.
Não basta uma empresa se declarar eco eficiente e socialmente responsável. É preciso provar. Para isso, deve adotar indicadores, medi-los e apresentá-los aos tomadores de decisão
O tema meio ambiente pode e deve ser examinado sob vários ângulos. Todas as ciências devemconsiderá-lo objeto de pesquisas e estudos haja vista sua importância para a humanidade.
Nos últimos anos, a globalização da economia vem aumentando a pressão, exercida pela sociedade, sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente para que estas adotem uma postura responsável, produzindo sem gerar agressão à natureza. Para isto elas estão implantando um Sistema de Gestão Ambiental deacordo com as normas da série ISO 14000.
A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia substancialmente todo o conceito de administração. Os administradores cada vez mais têm de lidar com situações em que parte do patrimônio das empresas é simplesmente ceifada pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independentemente dessesdanos poderem ser remediados ou não. Por esta razão, aliada a exigência do mercado, estas empresas estão sendo compelidas a adotarem uma política de controle, preservação e recuperação ambiental a fim de garantirem sua continuidade e promoverem sua prosperidade.
Com o passar dos anos, os recursos naturais, foram consumidos de maneira indiscriminada. Alguns, limitados e sem possibilidades de seremrenovados, e outros, com possibilidades de preservação e renováveis, continuam sendo utilizados de forma inadequada. A geração desenfreada e a disposição inadequada dos resíduos constituem grande foco de poluição ambiental, ocasionando problemas nas áreas política, social, econômica, técnica, ambiental e de saúde. (SAVI, 2005) Atenção e cuidados para os recursos disponíveis na natureza ou afabricação de produtos e resíduos que venham a afetar o meio ambiente são variáveis que se destacam no planejamento estratégico das empresas. Manter o grau de necessidades e desejos da população permitindo que os recursos naturais estejam disponíveis para gerações futuras é um dilema que as empresas estão enfrentando nos últimos anos.
Em todo o mundo pode-se observar as atenções em volto ao tema, comelaboração de estudos teóricos e acontecimentos sociais que indicam que o desafio está sendo encarado com seriedade, tendo em vista o futuro da humanidade, tanto é que fatos recentes são sintomáticos e retratam que a sociedade passou a exigir a concretização dos elementos que se destinam a garantir uma convivência democrática num ambiente ecologicamente equilibrado.
Caminhamos para um consensoquanto à adesão de um novo estilo de desenvolvimento que deve combinar eficiência econômica com justiça social e prudência ambiental. A combinação desses elementos somente será possível se houver um esforço conjunto de todos, que objetivando seu futuro, atinja o bem-estar.
Atualmente, os profissionais da classe contábil estão preocupados com a preservação do meio ambiente, atentando para questõesde responsabilidade social e no desenvolvimento sustentável. Para mensurar estas constantes mutações em nosso meio ambiente, as empresas ligadas diretamente com a extração de recursos naturais estão implantando a Contabilidade Ambiental em suas atividades.
A Contabilidade Ambiental está sendo uma grande conquista para a classe contábil, pois além de ter uma legislação muito bem elaborada...
tracking img