A procura da felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Comportamento humano é determinado por circunstâncias que muitas vezes escapam ao próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos. Para explicar ocomportamento organizacional, a teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. E para entender como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Ecom base nestes estudos, Maslow apresentou a Teoria da Motivação.

De acordo com Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis. Essa hierarquia de necessidades pode servisualizada como uma pirâmide. Na parte baixa da pirâmide estão às necessidades primárias (fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (auto- realização).

Baseado nestas informações, podemosvisualizar essa teoria em forma de pirâmide e abordaremos melhor este assunto analisando o filme “A PROCURA DA FELICIDADE”, que se enquadra perfeitamente a teoria de Maslow.

Primeiramente,identificamos às necessidades fisiológicas, que é o nível mais baixo de todas as necessidades humanas. Neste nível encontram-se as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), deabrigo (frio ou calor), do desejo sexual, etc. Essas necessidades faltavam para Gardner, pois observamos no inicio do filme que ele se vê em um verdadeiro abismo e não encontra solução imediata queresolva a sua crise financeira. Diante desta situação, sua mulher o abandona e deixa a responsabilidade de criar o filho inteiramente com ele. Em seguida vem à necessidade abrigo, situação que ocorrequando Gardner chega ao ponto de dormir em albergues, banheiros públicos, tendo em todo momento a companhia do seu pequeno filho, que o motivava a persistir com seu sonho de melhorar a situação em que seencontrava. Gardner chegou ao fundo do poço. Não tinha suas necessidades básicas atendidas e qualquer estímulo que se lhe fosse oferecido agiria sobre a sua motivação.

Logo em seguida vem a...
tracking img