Sustentabilidade e contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3636 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Neste trabalho serão abordados os aspectos empresariais sustentáveis, a contabilidade vem sendo considerada uma ciência, com isso vem obtendo um conjunto de conhecimentos com princípios e normas contábeis próprias, sua finalidade é controlar os fatos ocorridos no patrimônio, alcançados através de registros, análise e interpretação em toda movimentação do patrimônio. Conforme o temaabordado a sustentabilidade é uma forma de promover a exploração de recursos naturais, encontrando um equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade, seus conceitos têm como base decisões operacionais e estratégicas para as empresas, seus projetos servem para configurar as atividades humanas, visando que as empresas junto com as suas economias possam satisfazer suas necessidades. As empresas têm comoobjetivo gerar lucro e com isso vem mostrando suas preocupações com o meio ambiente e desenvolvendo projetos para um novo comportamento produtivo, aproveitando as matérias primas utilizadas no processo, são caracterizados por reduzir os impactos ambientais, fortalecendo os produtos em uma economia circular. As empresas contam com o apoio do ISE (Índice de sustentabilidade empresarial), que temcomo objetivo criar um ambiente de investimento com o desenvolvimento sustentável, estimulando a ética de boas práticas empresariais. Além do ISE as empresas contam com o apoio da agenda 21 que foi elaborada com o objetivo de criar um conceito sustentável, com apoio dos governos e instituições que tem como objetivo realizar um padrão de desenvolvimento sustentável.

Palavras - chave: Contabilidade,Sustentabilidade, Economia, Lucro, Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO

O Trabalho Interdisciplinar (TI), define-se como uma atividade pedagógica da FAVIM, contemplada em todos os seus cursos, do primeiro semestre ao semestre que inicia-se o estágio e/ou Trabalho de Conclusão. Leva primordialmente a articulação entre os conhecimentos construídos em sala de aula e as práticas vivenciadas pelasempresas da região. Com o objetivo de incluir todas as matérias presenciais estabelecidas na grade curricular no curso de graduação de contabilidade.

Nesse TI, o tema de contabilidade e sustentabilidade para o curso de Ciências Contábeis, dentro desse tema foi abordado o assunto contabilidade que aborda os conceitos básicos que analisa toda a movimentação do patrimônio, colocando em questão oassunto sustentabilidade que vem a ser uma forma de amenizar os impactos ambientais dentro das empresas.

A sustentabilidade coloca em questão os três aspectos fundamentais sendo eles ambientais sociais, econômicos, é de extrema importância essa política dentro de uma empresa sustentável, o projeto vem trazendo grandes benefícios para a empresa como na dedução do imposto de renda e no aumentogerando assim mais lucro, outro benefícios são trazer novos consumidores que optam pelas empresas que adotam o projeto sustentável.

No decorrer do trabalho, será abordada primeiramente a contabilidade, seguindo o tema sustentabilidade obtendo como objetivo abranger o setor empresarial, junto com os projetos do ISE (Índice de sustentabilidade empresarial) e Agenda 21. A seguir passamos ao corpoprincipal deste trabalho.


2 CONTABILIDADE

A palavra contabilidade também chamada de análise de balanços tem sido considerada como uma ciência, tornando-a um conjunto de conhecimentos com princípios e normas contábeis próprias.
Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a analisee a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (FRANCO, 1997 pág. 21).

O princípio contábil tem como origem o começo de uma série de fenômenos, podendo defini-lo como uma verdade fundamental ou básica para o procedimento contábil. Os princípios não são estabelecidos por...
tracking img