Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIDÁTICA GERAL

MANAUS/ AM
2011

AMANDA ELOISA MONTEIRO DA SILVA

DIDÁTICA GERAL

Trabalho solicitado pela professora Cirene da Disciplina Didática geral, como requisito para obtenção de nota parcial.

MANAUS/AM
2011
Introdução

Como já vimos na primeira aula, à palavra didática tem origem grega e basicamente se traduz por arte de ensinar, instruir. Tem como objetivo fundamentalocupar-se das estratégias de ensino e aprendizagem. Simplificando, poderíamos dizer que a didática transforma a teoria em prática em termos de educação. A perspectiva fundamental da didática é assumir a interdisciplinaridade do processo ensino-aprendizagem e tornar intrínsecas as suas dimensões técnica, humana e política. Nesse contexto, a didática emerge como instrumento de análise da práticapedagógica concreta, repensando suas dimensões e contextualizando-as, além de auxiliar no conhecimento de diferentes metodologias, esclarecendo seus pressupostos e o contexto histórico em que surgirá a visão de homem, de sociedade, de conhecimento e de educação correspondentes.

Papel da Didática na Formação dos Educadores

Ao se levar em conta a intencionalidade de toda ação educativa exercida poreducadores em situações planejadas de ensino-aprendizagem, assim como a multidimensionalidade do fenômeno educacional, questões surgem como fonte de preocupações na formação de educadores: como fundamentar a ação docente? Como o espaço educativo organiza-se para colocar em efeito a proposta pedagógica que se propõe e que embasa seu trabalho? A didática tem como foco ainda, estabelecer aoseducadores qual prática pedagógica é mais eficiente para a maior parte da sociedade, relacionando continuamente teoria e prática, no intuito de assumir um currículo compromissado com a transformação social. É necessária uma nova forma de organização do trabalho didático, que segundo Alves (2001) responda às “necessidades contemporâneas com os recursos mais avançados produzidos pela humanidade”. Essaemergência segundo o autor destruirá não só a organização manufatureira do trabalho didático, mas também, certos instrumentos de trabalho retrógrados, os professores e a própria escola a ela associados. Eis a importância de se produzir então, um novo modelo de instituição educacional, tanto no que se refere à organização do trabalho didático quanto, no seu bojo, à produção de novos instrumentos detrabalho e de um novo profissional da educação. A realização dessa possibilidade ensejará, também, A recuperação histórica do conhecimento culturalmente significativo no trabalho didático. Agregando a isto as novas funções que a sociedade vem atribuindo ao estabelecimento escolar, tende a ser produzida uma instituição educacional de tempo integral, onde crianças e jovens possam viver e conviver, ondeestudem e tenham acesso pleno à cultura, às práticas desportivas e ao lazer.

Práticas Didáticas Interdisciplinares

A escola tal qual está estruturada centra-se na prática multidisciplinar, onde as disciplinas do currículo são isoladas e estanques, geralmente sem integração entre as áreas do conhecimento. Educadores são capazes de enumerar um cem números de dificuldades para trabalhar de formainterdisciplinar, pois isso, implica numa mudança de postura frente ao ensino, uma mudança de didática e de técnicas de ensino. A interdisciplinaridade consiste no fato de ela conseguir reunir os resultados de várias disciplinas, comparando e julgando seus conceitos comuns. Nessa concepção está a idéia de superação da especialização, portanto de uma maior interação entre ciência e suas aplicações.Adotar uma postura interdisciplinar significa superar barreiras entre as disciplinas, entre as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem para que troquem experiência e conhecimento.
A organização do trabalho docente de forma interdisciplinar é um modo de efetivar a atitude interdisciplinar e se expressar desde a elaboração coletiva do projeto político-pedagógico e estende-se até a sala...
tracking img