A sala de aula no ensino superior: realidade e desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sala de aula no ensino superior: realidade e desafios

INTRODUÇÃO
A realidade nas salas de aula do ensino superior esta repleta de desafios: Existe unidade na formação docente? Exige-se cada vezmais uma formação continuada, o docente esta preparado didaticamente? Graduação diferenciada na docência universitária: Docentes com formação em cursos de especialização ou Stricto Senso? O docenteuniversitário esta preparado para as Novas Tecnologias de Informação, Comunicação e Pesquisa? Esses contextos, refletem na sala de aula e formação dos discentes?

• ENSINO SUPERIOR, LEI DEDIRETRIZES E BASES ( Lei Nº 9394/96) E FORMAÇÃO DOCENTE

O crescimento das matriculas no ensino superior a partir da década de 90, devido a fatores diversos, reflete-se no aumento do numero deprofessores universitários. Qual critério de contratação, seleção e formação desses docentes, quem são esses professores? A resposta a essa pergunta esta intrinseca a realidade da sala de aula e seus desafiospartindo do pressuposto que a docência sofre influências da realidade Estado / Universidade / Professor.
Segundo Pierre Bourdieu (1983), quando caracteriza o campo cientifico e discute a competênciacientifica do professor como resultante de imbricação entre competência técnica e poder social, sendo a primeira definida no próprio campo cientifica, pelos pares.
A LDB no seu artigo 52, incisosII e III, onde a universidades são instituições que se caracterizam por:
II- Um terço do corpo docente pelo menos com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
III- Um terço do corpo docente emregime de tempo integral.
Nos processos de formação de professores, é preciso considerar a importância dos saberes das áreas de conhecimento (ninguém ensina o que não sabe), dos saberes pedagógicos(pois o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação do humano), dos saberes didáticos (que tratam da articulação da teoria da educação e da teoria de...
tracking img