Cross docing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cross-docking enxuto
Pensando em incluir o cross-docking em sua operação? Saiba o que precisa ser implementado

O quê, quando e como fazer
Geralmente, o cross-docking corta caminho entre as funções de interação, incluindo as que ocorrem fora das quatro paredes do armazém. Ela pode assumir uma ampla variedade de formas, desde a simples movimentação de paletes até a movimentação complexa de caixasde papelão envolvendo os sistemas de sortimento com transportadores contínuos. Veja algumas orientações para o ponto de partida: Passo 1: Seleção do produto e do fornecedor Nem todos os produtos devem passar pelo cross-docking. Os melhores candidatos são aqueles que exibirem altos níveis de previsibilidade, popularidade e volume movimentado. Outros candidatos ideais para o cross-docking incluem: •Produtos perecíveis que exijam embarque imediato; • Itens de alta qualidade que não exijam inspeções de qualidade durante o recebimento; • Produtos que sejam pré-etiquetados, pré-destinados e prontos para venda; • Itens para eventos promocionais e lançamentos de produtos; • Produtos com demanda contínua e regular, tais como itens de primeira necessidade; • Produto movimentado de uma loja dovarejo para outra;

O

s Gerentes de ArmAzéns de Hoje estão

cortando as “gorduras” com a eliminação de tarefas desnecessárias e com o aumento das atividades com valor agregado. Uma estratégia adotada com freqüência é o cross-docking, a prática de agilizar o fluxo de produtos do recebimento à expedição.

Um pequeno produto e muita economia
Em primeiro lugar, o cross-docking acelera a velocidadeaté o mercado direcionando os itens até seus destinos finais logo que são recebidos. Os itens de cross-docking literalmente passam tempo zero no piso do armazém. Pelo fato do produto não ser enviado para o estoque, reduz as necessidades de estocagem e, conseqüentemente, elimina os custos de mão-de-obra e de estoques relacionados. Finalmente, o cross-docking permite que as empresas atendam àsnecessidades específicas dos clientes quando o tempo é essencial. Apesar destes benefícios comprovados, poucas empresas praticam cross-docking. Das que fazem com freqüência, fazem com apenas uma pequena porcentagem de seus volumes de embarque.

Em foco

A adoção do cross-docking traz economia se bem empregado. Sua implementação tem quatro passos.

• Pedidos pré-separados e pré-embalados de uma outrainstalação; • Itens de pedidos em atraso. Seleção do fornecedor. Os fabricantes que têm seus próprios centros de distribuição têm uma vantagem nítida quando se trata de cross-docking. Através do controle de produção programada, é possível antever os recebimentos de produtos acabados de seus fornecedores regulares e redirecioná-los para a expedição logo que os paletes de abastecimento são recebidosno centro de distribuição. Para os varejistas e distribuidores, a seleção dos fornecedores ideais para um programa de cross-docking tende a ser mais envolvido. Escolha fornecedores que forneçam constantemente a quantidade correta, do produto correto e no prazo correto. Os melhores fornecedores para cross-docking incluem aqueles que conseguem: • Configurar os produtos e embalagem para amovimentação eficiente até o ponto adiante; • Cumprir coerentemente as exigências do cliente para etiquetagem, destinação, embalagem e qualidade do produto; • Trocar informações com seus clientes com eficiência e eficácia.

Passo 2: Planejamento da operação Ao planejar um programa de cross-docking e decidir sobre o projeto mais apropriado às suas necessidades, é importante avaliar primeiramente ascapacidades de sua operação atual. O volume de mudanças necessário dependerá das necessidades de volume e de movimentação dos produtos selecionados. O tipo de unidade de movimentação envolvido também tem influência significativa na sua preparação. As considerações específicas que devem ser mantidas em mente são: a) Arranjo físico e capacidade de docas. Pelo fato de a maior parte das atividades de...
tracking img