Percursos de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No âmbito da unidade curricular de Políticas da Infância e Juventude, foi-nos proposta a recolha de histórias de vida de diferentes gerações. É pretendido que se compreenda as diferentes noções de ser criança e ser jovem. A Convenção sobre os Direitos da Criança define criança como sendo “todo o ser humano menor de 18 anos, salvo se, nos termos da lei que lhe for aplicável, atingira maioridade mais cedo” (Unicef, 1989:6).
Houve uma época em que as crianças não eram verdadeiramente crianças, uma época em que a escola não era o mais importante, em que a alimentação não era garantida e onde as brincadeiras escasseavam na dura realidade do trabalho pela subsistência. A realidade do ontem, não é a verdade de hoje e esse facto é muito evidente nos resultados do nosso trabalho.Metodologia

Numa primeira fase do nosso trabalho, elaborámos uma pequena revisão da literatura, de modo a recolher alguma informação acerca da temática. De seguida foram elaboradas quatro entrevistas semi-estruturadas, a quatro gerações diferentes. Foram entrevistadas a Camila Santos de 11 anos e natural do Espírito Santo (Brasil), a Andreia Ferreira de 21 e natural de Lisboa, a MariaCaneira de 46 anos e natural de Salvaterra de Magos e, por fim, a Carminda Couchinho de 83 anos e natural de Aveiro.
As entrevistas tiveram como objetivo primordial ficarmos a conhecer a história da infância e juventude das entrevistadas, tanto no âmbito familiar como no âmbito escolar, no sentido de descortinar quais as diferenças inerentes tanto na sociedade como em diferentes gerações. O guião daentrevista foi-nos previamente fornecido, sendo esse guião adaptado de uma tese de doutoramento sobre Perturbação de Stress Pós-Traumático em ex-Combatentes da Guerra Colonial Portuguesa: aspectos autobiográficos de vulnerabilidade e análise da elaboração de significado e construção narrativa de vivências de guerra, da autoria de Sandra Senda, Universidade do Minho. O guião da entrevista eracomposto por 11 campos, no entanto, dadas as características das entrevistadas, algumas perguntas não foram colocadas pois não eram viáveis. Após a recolha da informação foi feito um balanço da mesma, onde em conjunto pudemos discutir, analisar e tratar os dados recolhidos, de modo a poder apresentá-los.







Narrativas

1ª História de vida

1. Perfil sociológico

Nome: Camila SantosIdade: 11 anos
Naturalidade: Espírito Santo
Nacionalidade: Brasileira
Habilitações: Frequenta o 6º ano

2. Rotinas familiares

A rotina diária da Camila quando andava na escola primária era: acordar, preparar e tomar o pequeno-almoço, arranjar-se e ir para a escola. A escola era perto de casa, porém, durante um período ia com o irmão mais velho de bicicleta; depois passou a ir sozinha.Almoçava na escola, uma vez que a refeição na escola pública é oferecida pela mesma. Dava-se bem com os colegas e professores e tinha uma amiga especial que a apoiava em tudo que precisasse. Depois das aulas, voltava sozinha para casa; às vezes quando chegava, a mãe já tinha regressado do trabalho. Era a mãe que lhe preparava o lanche, quer para levar para a escola, quer para comer quando voltasse. Aochegar a casa, fazia os trabalhos de casa (se houvesse) e arrumava o seu quarto e a casa quando era preciso, depois via televisão, brincava ou estava algum tempo no computador.

3. Experiencia escolar

Atualmente anda no 6º ano e é o irmão mais velho que a ajuda nos trabalhos de casa. Em relação ao futuro, os seus pais acham que ela deve arranjar um trabalho bom para sustentar a sua vida.Pretende ser médica, pois gosta de ajudar as pessoas e porque assim poderá ganhar um bom salário.

4. Inversão de papéis na infância

A sua responsabilidade era (e é) arrumar a casa, mas isso não afetava a sua vida, ou seja, não a impedia de brincar ou fazer os trabalhos de casa.




5. Situação financeira

A família da Camila já teve problemas financeiros. Esta situação ocorria quando o...
tracking img