A inclusão no ensino superior: estudo de caso na universidade estadual de goiás, unu-iporá

1551 palavras 7 páginas
A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, UNU-IPORÁ
SOUZA, Elizangela Vilela de Almeida¹
Professora Esp. Em Formação Docente em História africanas e afro-americanas, Professora Ledora do curso de História da Unidade de Iporá.
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Iporá

e-mail: Eliz.vilela@hotmail.com

RESUMO
Desde o século XX, a sociedade tem passado por transformações decorrentes de avanços em produções tecnológicas. Este novo paradigma tem alterado o cenário social e cultural onde novos grupos, antes excluídos, tem ocupado seu espaço na sociedade. No entanto, diante de tais inovações e a busca de conhecimento, cada vez mais de novos atores sociais, as universidades se vêem diante da necessidade de constantes atualizações e adequações em sua equipe de profissionais. Neste sentido o objetivo desta pesquisa se insere na necessidade de destacar a experiência vivida pela Universidade Estadual de Goiás/UnU-Iporá, bem como, o desafio na implementação de políticas públicas que asseguram os Direitos dos portadores de necessidades especiais, em meio a sociedade acadêmica.
Palavras chaves: Universidade, Necessidades especiais, leis.

INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como objetivo, analisar as conjunturas no meio educacional que envolve a inserção de alunos especiais na sala de aula do ensino superior. Diante de tal desafio cabe-nos abordar os processos históricos mediados pelas leis que serviram de embasamento para a implementação das políticas de ações afirmativas as quais decorreram a política de inclusão.
Desde os anos 90, a educação formal vem sendo discutida procurando por meios de garantir o ingresso de pessoas com qualquer tipo de deficiência no meio educacional. Essa discussão, segundo Facion, tem provocado um avanço conceitual e metodológico no mundo todo, através de movimentos como a promulgação da Declaração de Salamanca (1994), a Convenção da Guatemala (1998), que se manifesta sobre todo

Relacionados

  • revista Guanicuns
    58596 palavras | 235 páginas