Ciclos da beleza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS CICLOS DA BELEZA
COMO A DANÇA DOS HORMÔNIOS ATUA NA APARÊNCIA FEMININA

Cabelos, unhas e pele sofrem alterações todos os dias e muitas delas estão relacionadas com as fases do ciclos menstrual. Conhecer estas variações pode ajudar a manter a saúde e a beleza.

A disposição, o brilho da pele, o humor e os vários aspectos do bem-estar feminino são profundamente influenciados por umdelicado equilíbrio hormonal. Também pode haver outros sinais menos agradáveis da alquimia dos hormônios experimentada pelo corpo da mulher durante a idade fértil, como a retenção de líquidos e suas conseqüências, edemas e maior tendência à irritação e, ao cansaço.

Ainda bem que o cuidado com esses e outros sintomas causados pelas mudanças características da idade fértil já fazem parte daspreocupações da maioria dos ginecologistas e profissionais que cuidam da saúde feminina. Durante as várias fases do ciclo menstrual, o cérebro e os ovários mantêm um constante intercâmbio, trocando mensagens por meio dos hormônios.

Essa conversa deve ocorrer sempre de forma equilibrada para possibilitar a ovulação e a preparação do útero para gravidez, da mesma forma que acaba resultando na menstruaçãoquando o óvulo não é fecundado.

As alterações explicadas pelos especialistas nesta matéria estão dentro dos padrões considerados normais e só valem para mulheres que não estão tomando pílulas anticoncepcionais ou usam outro tipo de anticoncepcionais hormonais.

Nestes casos, o ciclo hormonal fica bloqueado pela ação dos hormônios dos anticoncepcionais, o que elimina os sintomas dosobe-e-desce do estrogênio, progesterona e outros hormônios.

Algumas adeptas destes métodos, entretanto, acabam eventualmente convivendo com os efeitos colaterais dos próprios anticoncepcionais. Os movimentos internos do corpo em cada uma das etapas do ciclo são observados a partir do primeiro dia da menstruação, considerando um ciclo de 28 dias, com ovulação por volta do 14° dia do ciclo. Mas como aextensão dos ciclos pode variar até 35 dias, as divisões em quatro períodos estão sujeitas a variações no número de dias.


A PRIMEIRA SEMANA
(do 1º ao 7º dia)

O humor melhora - A retenção de líquidos pode deixar a mulher mais sensível e provocar reações mais intensas, desencadeadas por fatos que, normalmente, não seriam tão incômodos. A chegada da menstruação tende a desfazer essahipersensibilidade, embora algumas mulheres conservem os sinais da TPM durante a menstruação.

Pele mais sensível - Pessoas com predisposição a problemas de pele ficam mais vulneráveis nesse período. Diversas mulheres que possuem herpes costumam manifestar ataques da doença na fase pré-menstrual. Como se a baixa hormonal causasse alterações parecidas com o estresse orgânico, as defesas do corpodiminuem e a pessoa fica mais sujeita a micoses de pele e infecções, inclusive gripes e resfriados. O melhor a fazer: evitar situações de estresse, dormir e se alimentar corretamente.


Aparência mais opaca - Normalmente não é um sinal muito evidente, mas nesta fase a pele pode ficar mais ressecada, uma vez que a produção de estrogênio diminui a hidratação e a conseqüente formação do mantohidrolipídico que recobre a primeira camada da pele. É uma reação que será muito mais notada no climatério e menopausa. Dica: limpar e hidratar cuidadosamente a pele e não abusar da maquiagem, nem experimentar novos produtos neste período.

O intestino melhora - A maior retenção de líquidos no período pré-menstrual é resultado da elevação dos níveis hormonais. Em alguns casos, pode haver também ummecanismo reflexo do corpo para prevenir cólicas ou outras dores, o que causa a prisão de ventre. Com a chegada da menstruação, vem o alívio: a baixa dos níveis hormonais facilita o trabalho dos rins e, em certos casos, do intestino. O organismo elimina mais líquidos e desincha.

Unhas mais quebradiças - alguns dermatologistas dizem que as unhas podem ficar mais quebradiças nesta fase, por causa...
tracking img