Efeitos em alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos Em Alimentos-
Não é de hoje que a necessidade de conservar os alimentos existe. Atualmente os processos usados são: o congelamento, o enlatamento, apreparação de conserva, a secagem entre outros métodos.
Mas um método que pode ser muito eficiente no armazenamento, conservação e transporte, é a Irradiação dos Alimentos. Oprocesso é muito simples, se for comparado aos demais. O mesmo consiste na exposição do alimento, embalado ou não, a um dos três tipos de energia ionizante: raios gama,raios X ou feixe de elétrons.
A irradiação funciona pela interrupção dos processos orgânicos que levam o alimento ao apodrecimento. Raios gama, raios X ou elétrons sãoabsorvidos pela água ou outras moléculas constituintes dos alimentos, com as quais entram em contato. No processo, são rompidas células microbianas, tais comobactérias, leveduras e fungos. Além disso, parasitas, insetos e seus ovos e larvas são mortos ou se tornam estéreis.
É importante lembrar que esse método pode não ser eficienteem determinados tipos de alimentos. Esse processo pode ser muito útil na luta contra bactéria, vírus e outros parasitas que podem causar danos a saúde. A irradiação dealimentos também pode aumentar o tempo de prateleira estocagem de muitos alimentos a custos competitivos, ao mesmo tempo em que fornece uma alternativa ao uso defumigantes e substâncias químicas, muitas das quais deixam resíduos.
A irradiação de alimentos pode produzir uma variedade de resultados, dependendo do tipo do alimento e daquantidade de energia ionizante absorvida no alimento. Esta energia é usualmente medida por uma unidade conhecida como "gray" Gy ou "rad", sendo que 1 Gy = 100 rads.
tracking img