O professor e a sua forma de ensinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Eixo temático: o professor e a sua forma de ensinar

Teresópolis
2012

Eixo temático: o professor e a sua forma de ensinar

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral doConhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera.
Tutor(a) de sala:Rose Mary de Souza B. Cordeiro

Teresópolis
2012

Introdução

Este trabalho trata da relação entre o método tradicional e o método histórico critico, e trazendo a reflexão sobre o método de ensino utilizado emsalas de aula, e o questionamento do professor sobre a forma de ensinar.
Nesta proposta a figura central é o professor, que é o dono do saber, ele é encarregado de transmitir o conhecimento ao educando. O aluno por sua vez é o receptor, onde a sua função é assimilar o conteúdo transmitido. É um método de ensino focado na memorização por meios de exercícios, as aulas são expositivas. Aavaliação se mede pela quantidade de informação absorvida.
O ensino da década de 40 era considerado tradicional. Tendo como principais características: O professor sendo o único transmissor, e o aluno o receptor da informação, sem haver o diálogo entre ambos, causando a repressão dos alunos. Salas de aula com muitas crianças, todas dispostas em suas carteiras, em silêncio, e sem expressar as suas opiniões,o único artifício utilizado para apresentação da matéria, era o quadro negro, que seguia o plano de aula do livro didático. As provas deveriam ser respondidas com as mesmas palavras do livro didático, do contrario eram consideradas errado.
A proposta da didática para a pedagogia histórico-crítica é uma alternativa de ação docente-discente na qual o professor não trabalha pelo aluno, mas com oaluno. A proposta de trabalho pedagógico consiste no uso do método dialético prática-teoria-prática. Esta proposta didática no seu processo de ensino-aprendizagem tem como objetivo envolver o educando na aprendizagem significativa dos conteúdos.
Desta forma os conteúdos e os procedimentos didáticos são estudados na interligação que mantém com a prática social dos alunos. Conteúdos culturaisuniversais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.

Desenvolvimento

Com a pesquisa feita com as duas entrevistadas pelospontos de vista acredita-se que o papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado, onde o professor detinha todo o conhecimento e apresentava aquilo que havia estudado. Porém o professor lia e repassava seu conteúdo sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos. Hoje podemos e devemos levar os nossos alunos a pensar a questionar e a aprender a ler nossa realidade para quepossa construir suas opiniões próprias.
Vivenciamos  na  escola,  ainda  hoje,  essas  situações  de  ensino que condicionam as crianças às normas e regras preestabelecidas. A professora A.A.,que já leciona há 14 anos acredita que trabalhar com o lúdico ecom a bagagem que a criança traz é uma forma de ajudar o educando a terem um futuro melhor.E pra isso a professora utiliza de livros didáticos,recursos tecnológicos e materias de pesquisa. Ela também acredita que as mudanças trouxeram impactos positivos para a educação do educando.
Na visão da Professora V.S.P.,que tem 29 anos e esta há 7 anos na área, diz que utiliza bastante recursos...
tracking img