A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Hoje em dia são oferecidos seminários sobre liderança em todos os lugares. Todas as empresas dão valor ao treinamento de funcionários que ocupam funções de liderança, para que lês compreendam como exerce-la de maneira efetiva. Entretanto, muitos destes seminários tratam mais dos métodos do que dos princípios da liderança. Se buscarmos por modelos de liderança nas regras de SãoBento encontraremos um outro tipo de abordagem. Trata-se acima de tudo de questão de como deve ser constituída a personalidade de alguém que tenha de trabalhar em si mesmo, para afinal poder lidera. Para Bento o mais importante é que a liderança seja exercida por meio da personalidade. Somente depois é que devem se seguir também indicações concretas de como se deve liderar.
Muitas empresasreconhecem que não é suficiente apenas diminuir os custos e controlar o cumprimento dos horários de trabalho. É crucial que uma empresa veja alem do limitado horizonte da maximização dos lucros e que identifique o sentido de sua administração. Nos últimos anos, um outro tema surgiu em primeiro plano: o tema da ética da administração. Os responsáveis pela administração reconhecem cada vez mais que semprincípios éticos não é possível conduzir uma empresa. Princípios éticos são algo diferente de apelosa ou exigências morais, que com freqüência já não tem mais nada a ver com a realidade da administração.
Os processos de Bento não moralizam. Eles colocam princípios segundo os quais o abade, superior de uma comunidade monástica, ou o celeireiro, administrador de um mosteiro, devem se orientar paracumprir suas tarefas. Todo aquele que lida com pessoas é ao mesmo tempo “líder” “liderado”.


1
As características do líder

Aquele que quiser liderar deve primeiro poder liderar a si mesmo. Ele tem de saber lidar com seus pensamentos e sentimentos, com suas necessidades e paixões. Aquele que quiser assumir uma tarefa de liderança tem de passar primeiro por esse treinamento de si mesmo. Poisse não ele misturara constantemente sua tarefa de liderança com suas necessidades não admitidas. Se um alguém que ocupe a liderança dominar os instrumentos de organização e controle, mas for pessoalmente instável e descontrolado, poderá por um curto período de tempo ate mesmo economizar os custos de sua empresa; ao final, acabara por contaminar a empresa com a sua imaturidade e refreara amotivação dos colaboradores.


Experiência

A primeira condição para que o celeireiro exerça a tarefa da gestão administrativa é a de que seja experiente. Aquele que experimenta as coisas como elas são, entra em contato com elas: compreende com os sentidos, este se tornara sábio. Sábio é aquele que vê as coisas como elas são. Ele precisa estar em contado coma realidade ele precisa de paladar, sensopara o que é certo, para aquilo que é realmente.


Maturidade humana

A tarefa do celeireiro pressupõe maturidade humana. Ele precisa ser amadurecido pela chuva e pelo sol e ter se entregado a vida. Os critérios para o amadurecimento humano são a paz interior a serenidade a intequirdade a identidade consigo mesmo. Aquele que esta em contato com os seu centro não se deixa facilmente levar ainsegurança. Já naquele que é imaturo surge comportamentos que não fazem nenhum bem as pessoas.
Bento também inúmera algumas características de uma pessoa madura. Em primeiro lugar esta a sobriedade. Sóbrio é aquele que é imparcial que pode avaliar objetivamente, que não se deixa levar pelas emoções. Para Bento aquele que é imparcial é uma pessoa amadurecida e espiritualizada. Se um superior nãopossuir um caráter amadurecido e não se colocar sóbria mente diante das coisas utilizara sua energia apenas à energia não serve a causa, mas ao próprio poder. Se um líder não encarar os conflitos de maneira objetiva, mas sim sob o prisma de suas vaidades pessoais a empresa e ate mesmo a sociedade acabam arcando com os custos. Somente um líder que seja sábio e sóbrio poderá resistir a...
tracking img