Resenha o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Referência Bibliográfica


HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.


II. Apresentando o autor

James C. Hunter é palestrante, professor e escritor, com aproximadamente 2 milhões de livros vendidos no mundo. Tem mais de 20 anos de experiência na área de RH e treinamento. Ele é o consultor chefe da J. D.Associados. O seu best-seller é o “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança”, livro na lista dos mais vendidos da revista Veja há quase 2 anos. Também á autor do livro “Como se Tornar um Líder Servidor: os princípos de liderança de O Monge e O Executivo”.

III. Apresentando a obra

Hunter conta uma história, em primeira pessoa, sobre um executivo. Um homem, casado,pai de dois filhos e que passava por muitas dificuldades de relacionamento tanto no trabalho como na família. Com o passar do tempo, John Daily, formado em Administração pela Universidade Valparaíso, personagem principal do livro, passa a sofrer em decorrência dos seus insucessos. A sua mulher Rachel, formada em Psicologia, o recomenda a procurar o pastor da igreja. O religioso o aconselha a passaruma semana em um retiro num mosteiro, perto do lago Michigan. A princípio houve resistência por parte de John, quebrada quando avisado pelo religioso que um dos quarentas frades que lá habitavam, um se chamava Leonard Horffman.
Horffman, no trabalho, foi tido por muitos como uma lenda na arte de administrar empresas Horffman, no trabalho, foi tido por muitos como uma lenda na arte de administrarempresas, porém desaparecera sem deixar pistas.



IV. Descrevendo a estrutura

“O Monge e o Executivo” Uma História Sobre a Essência da Liderança foi editado inicialmente no ano de 1998, em inglês, com o titulo: “The Servant”. Já no Brasil teve como tradutora a Editora Sextante, no ano de 2004, aos cuidados de “Maria da Conceição Fornos de Magalhães”. O livro é composto por 137 páginas,sete capítulos e um epílogo.

V. Descrevendo o conteúdo

No capítulo 1, o autor preocupa-se com as definições de poder, autoridade e limites, fazendo com que o grupo que está trabalhando com o Simeão, personagem criado pelo autor para ser o responsável pela aventura de rever conceitos em cinco outros personagens, construa, a partir do diálogo, suas próprias apreensões sobre os temas. Ouvir,estar atento ao que se passa é um dos aspectos principais do líder, além dos aspectos morais e éticos.
Ao exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas.
O líder influencia os outros, faz com que a energia se mova e que com asinergia o encontro entre pessoas aconteça de fato. Para o autor, é a qualidade de caráter de cada pessoa que faz a importância dos relacionamentos, pois ao trabalhar com pessoas o que deve ser objetivado é a tarefa a ser realizada sem desprezar os relacionamentos.
Pensamentos e emoções, ações e responsabilidades caminham juntas quando se busca uma maior qualidade nas relações.
No capítulo 2,intitulado “O velho paradigma” a discussão perpassa, inicialmente, sobre a importância de sermos bons ouvintes, mostrando-nos que interromper as pessoas no meio de uma frase é enviar algumas mensagens negativas, o que demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar muita atenção no que o outro diz.
Ressalta que os sentimentos de respeito são essenciais para que se lidereum determinado grupo e que no inconsciente e nos sonhos existem muitas riquezas. Na voz de Simeão, o autor nos relembra que não são as coisas materiais que trazem alegria na vida e que os maiores prazeres da vida são totalmente grátis.
Interessante o modo que ele explica o que é paradigma, percebido com um filtro através do qual o nosso pensar chega às decisões. Demonstra a necessidade de...
tracking img