A revolta das chibatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a formação das almas

, Neste texto Tiradentes um herói para a Republica, ficou claro que a República teve uma grande dificuldade em construir um mito para o Regime, pois um mito não pode sercriado sem fundamento com o proposto. Todo regime tem que ter seus heróis, seu panteão cívico. "A falta de envolvimento real do povo na implantação do regime leva a tentativa de compensação, por meio demobilização simbólica". Pag55.
No caso Brasileiro, foi grande a tentativa de transformar um dos participantes no processo da proclamação da Republica em herói do novo regime, Deodoro era o nome maisobvio ao papel de herói republicano, entretanto sua figura era bastante militarizada e lembrava os velhos generais da monarquia. Pag56.
Outros candidatos foram também lembrados como Benjamim Constant,entretanto não tinha figura de herói, candidato mais sério era Floriano Peixoto, tinha um respaldo popular, entretanto dividia a Marinha e o Exercito, e não representava a republica que estava sendoconstruída.Pág56.
" A busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam muitos dos participantes da proclamação. Diante das dificuldades em promover os protagonistas do dia15, quem aos poucos é capaz de atender as exigências da mitificação foi Tiradentes" pág.57. na verdade Tiradentes não era desconhecido dos Republicanos, e já tinha clubes em todo o Brasil representandoas idéias de Tiradentes, sendo que em 1881 já atinha a primeira celebração do 21 de abril, entretanto este clubes não tiveram participação atuante no processo da republica, então quais foram asrazoes de Tiradentes ter sido escolhido como herói da Republica? Pag57.
A busca republicana por um herói que representasse um mito de origem. Por isto Tiradentes, herói místico, que Joaquim Norbertodelineou com o objetivo de desqualificá-lo por sua postura cristã, acabando por contribuir para sua mitificação. Para Carvalho, o êxito de Tiradentes estava na sua identificação com Cristo, passando...
tracking img