revolta da chibata

Páginas: 2 (326 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
-718185-480695
CURSO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO-2010
EIXO: RECURSOS NATURAIS
REVOLTA DA CHIBATA
ADRIELE SANTANA
GILVANA CARVALHO
SALVATERRA-PARÁ\ MARAJÓ
REVOLTA DA CHIBATA
A Revoltada Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de novembro de 1910.  
Neste período, os marinheiros brasileiros erampunidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros. 
O estopim da revolta ocorreu quando omarinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, queocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta. 
LIDER DA REVOLTA
O líder era João Cândido, o Almirante Negro. 
Tornou-se muito admirado pelos companheiros marinheiros e muitoelogiado pelos oficiais, por seu bom comportamento, e pelas suas habilidades principalmente como timoneiro. Era o marinheiro mais experiente e de maior trânsito entre marinheiros e oficiais, o que oindicava para liderar uma revolta que se avizinhava: a Revolta da Chibata.
OBJETIVO DA REVOLTA
O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fimdos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Caso não fossem cumpridas as reivindicações, os revoltosos ameaçavam bombardear a cidade do Rio deJaneiro (então capital do Brasil).
RESULTADO FINAL
Os marinheiros se renderam pensando que seriam atendidas suas reivindicações, mas eles são presos e levados para o Rio Amazonas como prisioneiros esofrem desterro lá, são expulsos do Brasil. 
Os castigos, suspensos pela Armada logo após a Proclamação da República, foram retomados no ano seguinte como forma de controle e punição dos marinheiros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • revolta da chibata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!