A psicologia social e uma nova concepção do homem para a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia social e uma nova concepção
Do homem para a psicologia

Na Psicologia Social existem duas tendências, uma visa alterar e/ou criar atitudes, interferir nas relações grupais parar harmoniza-las e assim garantir a produtividade do grupo, a outra tendência procura conhecimentos que evitem novas catástrofes mundiais, seguindo tradições filosóficas europeias, com raízes nafenomenologia e buscando modelos científicos totalizantes.
Na década de 60 a Psicologia Social recebeu criticas apontando uma crise do conhecimento psicossocial que não conseguia intervir nem explicar comportamentos sociais, criticada também como uma ciência ideológica.
A Psicologia Social tem uma visão de que o homem só era compreendido como um homem “abstrato”. Psicólogos Brasileirosprocuravam rumos para uma Psicologia Social que atendesse a realidade. Para superar a crise constataram a tradição biológica da Psicologia, considerando o individuo um organismo que interage no meio físico, sendo que os processos psicológicos são assumidos como causa, ou uma das causas que explicam seu comportamento, ou seja, para compreender o individuo bastaria conhecer o que ocorre dentro dele.O homem fala, pensa, aprende e ensina, transforma a natureza, este homem biológico não sobrevive por si e nem é uma espécie que se reproduz, pois seu organismo é uma infraestrutura, permitindo o desenvolvimento de uma superestrutura social.
É indiscutível que o reforço aumenta a probabilidade da ocorrência do comportamento, assim como a punição extingue comportamentos. O ser humanotraz sua condição histórica e social, sob o risco de termos uma visão ideológica de comportamento.

A ideologia nas ciências humanas

A psicanálise enfatiza a história do individuo, a sociologia recuperava, através do materialismo, caberia a Psicologia Social recuperar o individuo na intersecção de sua historia com a história de sua sociedade, sendo só este conhecimento para compreender ohomem. O conhecimento positivista descrevia comportamentos sem considerar a inter-relação, a ideologia, como produto histórico que se cristaliza nas instituições, traz consigo uma concepção de homem necessária para reproduzir relações sociais. Quando as ciências humanas se contem apenas na descrição, das relações entre os homens é das instituições sociais, sem considerar a sociedade como produtohistórico dialético. A Psicologia é dada sua origem biológica naturalista onde o comportamento humano passa de um organismo fisiológico respondendo a estímulos.
Se a Psicologia descrever só o que é observado no individuo ela terá uma ação conservadora, se o home não for visto como produto e produtor, a Psicologia estará apenas reproduzindo condições para impedir a emergência das contradiçõese a transformação social.

A Psicologia Social e o materialismo histórico

Dentro do materialismo histórico e da lógica dialética que encontramos pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda a realidade social e ao cotidiano de cada individuo. Se a meta é atingir o individuo concreto temos de partir do empírico e através de analises nos aprofundar.Existem dois fatores fundamentais para o conhecimento do individuo. 1° O homem não sobrevive a não ser em relação com outros homens. 2° Sua participação e ações por estar em grupo dependem da linguagem. Isso permite ao Psicólogo Social se aprofundar na analise do Individuo concreto. A personalidade esta incluída como categoria do principio de que o homem, ao agir cria características próprias.Decorrências metodológicas:
A pesquisa-ação enquanto práxis

Pesquisador e pesquisado se definem por relações sociais que podem ser reprodutoras, transformadoras das condições sociais onde ambos se inserem, desta forma conscientes ou não, sempre a pesquisa implica ações de uns sobre outros. A pesquisa em si é uma pratica onde pesquisador e pesquisado se apresentam subjetividades que...
tracking img