A psicologia social e uma nova concepção de homem para a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Ana Paula Alves Cardoso
Turma de Psicologia 3° Semestre
Profª:Hebe de Camargo Bernardo

A Psicologia Social e Uma Nova Concepção de Homem para a Psicologia

A psicologia social tomouforma na década de 50 de duas principais maneiras, quando os EUA começou a se preocupar nas relações grupais por causa das consequências de uma II Guerra Mundial, o que poderia ser feito para que osconflitos fossem minimizados e para que esses grupos pudessem voltar a interagir. A segunda maneira seria ter ideias tendenciosas para que não houvessem mais guerras, idéias estas ligadas a fenomenologiade Kurt Lewin.
Porém na década de 60 a psicologia social passou a ser analizada e questionada, pois não havia uma estrutura que explicasse os diversos comportamentos sociais, não havia espaço paraformulação de leis através de pesquisas e experimentos.
Os principais críticos a psicológica a social foi a França que á via como uma ciência ideológica, e na Inglaterra analisando “crise” como umacrítica ao positivismo.Na mesma época o homem era visto de forma intocável pela filosofia ou sociologia na América Latina.
Em 1976 os congressos Interamericanos de Psicologia Social surge com novaspropostas, e críticas mais bem elaboradas, liderado principalmente pela Venezuela pelas AVESPO e ao mesmo tempo pela ALAPSO, aonde os psicólogos brasileiros procuravam novos caminhos para a PsicologiaSocial atingindo Lima e Peru com propostas concretas voltadas para a comunidade.
Fator muito importante e comprovado foi de que o indivíduo poderia ser um organismo, e que para entende-lo serianecessário conhecer o que vem de dentro quando esta no meio social.
Porém o homem se desenvolve através do meio social, e através desse meio pode agir de diferentes formas que dão novas ideias e conceitos,e quando há repetição de ideias maior a probabilidade de que essas formas de agir se repitas ligadas a diversos estímulos.
Cada ser humano tem sua verdade, sua história e cultura, que são os...
tracking img