A psicologia do eu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criminalidade cultural

As raízes da criminalidade são profundas e tem-se que buscar respostas num outro modelo de análise, que se chamará aqui de criminalidade cultural.

Significa isto ampliaros horizontes no sentido de não justificar somente a criminalidade com base na idéia de pobreza ou ausência de educação. Esses também são fatores, mas não isolados. Se atacados de forma incorreta, nãoresolverão o problema.

A dinâmica da sociedade pode ser dividida, conforme leciona o sociólogo Norbert Elias, numa relação dialética, ou seja, de interferência mútua entre dois subsistemas sociais(vale dizer, da sociedade). São eles o subsistema da cultura e o subsistema da civilidade.

No subsistema da cultura encontram-se todos os projetos que uma dada sociedade possui, enquanto nosubsistema civilidade, todos os objetos que uma sociedade consegue concretizar. Na cultura estão as idéias, as ideologias, enfim, o conjunto de tudo aquilo que dentro de uma sociedade tem força motriz maisabstrata. Na civilidade estão a tecnologia, os produtos, as construções, os bens consumíveis, isto é, tudo aquilo que tenha força motriz concreta dentro do seio social. Desta relação entre projetos eobjetos, nasce uma sociedade.

No mundo moderno, no qual predomina um modelo capitalista de natureza consumista, os objetos compõem-se basicamente de bens destinados à aquisição e uso e os projetossão lastreados no desejo de possuir tais bens. Esta malha espalha-se em toda sociedade moderna dita normal, até mesmo por força da economia globalizada de mercado. Assim, todos os integrantes dasociedade são, de um modo ou outro, influenciados em sua vida por este fluxo dialético. Todos desejam e adquirem bens, independentemente da classe a que pertençam, e os bens são produzidos para atendernecessidades de classes distintas. Os cidadãos com recursos conquistados por canais socialmente adequados obtém tais bens de maneira considerada lícita. Aqueles que não podem não os obtém de modo...
tracking img