A pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SHAYANNE BORIN

A PEDAGOGIA HOSPITALAR

PEABIRU/PR
2011
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá tratar da Pedagogia Hospitalar. Este é um ramo da educação que propicia à criança e ao adolescente hospitalizado uma recuperação mais aliviada, mediante atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas. Ainda, previne o fracasso escolar, que nesses casos, é gerado pelo afastamento da rotinaescolar.
Dessa forma, pretende-se integrar o doente no seu novo modo de fica tão rápido quanto possível dentro de um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contatos com o meio exterior privilegiando as suas relações sociais e reforçando laços familiares.
Assim, pretende-se fazer um breve relato da história da Pedagogia Hospitalar e fazer alguns breves relatos, levando a umareflexão sobre a mesma.

2. REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR

Em 1935 tem início a Classe Hospitalar, quando Henri Sellier inaugura a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris. Tendo seu exemplo sido seguido na Alemanha, em toda a França, na Europa e nos EUA, com o objetivo de suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas. Mas, o marco decisóriodas escolas em hospitais foi a II Guerra Mundial, onde o grande número de crianças e adolescentes mpossibilitados de ir à escola, fez criar um engajamento, sobretudo dos médicos, que hoje são defensores da escola em seu serviço.
Em 1939 é criado o C.N.E.F.E.I. (Centro Nacional de Estudos e de Formação para a Infância Inadaptadas) de Suresnes, visando a formação de professores para otrabalho em institutos especiais e em hospitais; ainda em 1939 é criado o Cargo de Professor Hospitalar junto ao Ministério da Educação na França. O C.N.E.F.E.I. tem como missão até hoje mostrar que a escola não é um espaço fechado. O centro promove estágios em regime de internato dirigido a professores e diretores de escolas; os médicos de saúde escolar e a assistentes sociais. A Formação de Professorespara atendimento escolar hospitalar no CNEFEI tem duração de dois anos. Desde 1939, o C.N.E.F.E.I. já formou 1.000 professores para as classes hospitalares, cerca de 30 professores a cada turma.
No Brasil, a legislação reconheceu mediante o Estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, através da Res. nº 41/95, no item 9, o “Direito de desfrutar de alguma forma de recreação,programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar”.
Em 2002 o Ministério da Educação, por meio de sua Secretaria de Educação Especial, elaborou um documento de estratégias e orientações para o atendimento nas classes hospitalares, assegurando o acesso à educação básica. Em Santa Catarina, a SED baixou Portaria que “Dispõe sobre aimplantação de atendimento educacional na Classe Hospitalar para crianças e adolescentes matriculados na Pré-Escola e no Ensino Fundamental, internados em hospitais” (Port. n. 30, SER, de 05/ 03/2001).
Todo o aluno que freqüenta a classe possui um cadastro com os dados pessoais, de hospitalização e da escola de origem. Ao final de cada aula o docente faz os registros nesta ficha com osconteúdos que foram trabalhados e outras informações que se fizerem necessários. O aluno que freqüenta a classe por três dias ou mais é realizado contato telefônico com sua escola, comunicando da sua participação na classe e obtendo-se informações referentes aos conteúdos que estão sendo trabalhados, no momento, em sua turma. Após alta hospitalar, é enviado relatório descritivo das atividades realizadas,bem como do seu desempenho, posturas adotadas, dificuldades apresentadas. Para que este seja legitimado, é necessário o carimbo e assinatura do diretor (escola da Rede Regular Estadual) a fim de encaminhá-lo à escola de origem.
A proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é a de que toda criança disponha de todas as oportunidades possíveis para que os processos de...
tracking img