A origem da socilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
A origem da Sociologia como ciência.

TÍTULO:
Sociologia; ciência de estudo

OBJETIVO:
Mostrar como se deu o surgimento da sociologia como meio de estudo e as relacões entre a teoriamarxista e a organização social.

JUSTIFICATIVA:
O estudo da Sociologia tem uma grande importância porque nos ajuda a pensar e criticar e a compreender a nossa sociedade atual. Descobrindo como elasurgiu e evoluiu, entendemos como começaram de alguns problemas q ainda estão presentes na sociedade atual e como proceder para tentar minorá-los.

INTRODUÇÃO:
A sociologia, ciência que tentaexplicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo.

DESENVOLVIMENTO:
1. O século XViii foi marcado por transformações que fizeram o homem analisara sociedade como um novo "objeto de estudo. Essa situação foi gerada por três Revoluções: Industrial - que consolidou o capitalismo face ao feudalismo; Francesa - em nome da igualdade, liberdade efraternidade colocou no poder a burguesia, destronando a nobreza e o clero; e a Cultural - que pela revalorização da razão, da ciência e da técnica é responsável pelo modo de vida da modernidade.

Apartir de então o homem começou a desenvolver métodos e instrumentos de análise capazes de traduzir sua experiência social de maneira científica. Criou como nas outras ciências, métodos e averiguaçõese começou a fazer formulações sobre a sociedade que pudessem ser comprovadas através de observações e experimentos, de modo a tornar a ação humana explicável em termos de regularidade (leis deinterpretações) e previsões de acontecimentos.

A formação da sociologia como ciência deu-se no século XIX com a definição do seu objeto e método a partir do posicionamento em relação àquele contextorevolucionário, de pensadores de três tendências distintas: os conservadores que buscavam reorganizar a sociedade com base nos valores feudais: família, propriedade, autoridade e religião a exemplo têm...
tracking img