sociologia jurudica

1029 palavras 5 páginas
Trabalho Completo Socilogia
Socilogia

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras
Enviado por: Cilene 29 maio 2013
Palavras: 959 | Páginas: 4
Sociologia Jurídica e Judiciária

1ª etapa - Resenha crítica

Pluralismo sócio-jurídico - Fenômeno social e efeitos jurídicos

"A vida do Direito é o diálogo da história"

(Miguel Reale)

O Direito vem caminhando através da história, evoluindo com os avanços da sociedade, procurando manter a ordem social e criando mecanismos de controle social. A evolução é necessária para que, não perca a eficácia em sua aplicação. Se observarmos a história entenderemos que o dinheiro e o conhecimento trazem poder para as mãos de poucos. Em todas as sociedades, as grandes massas sempre sendo massacradas.

Em nossa sociedade com tantas diferenças econômicas o Direito que foi criado para proteger os interesses de todos os cidadãos, não vem sendo aplicado da melhor forma, enquanto os "pobres", "descamisados", sofrem clamando por justiça e igualdade social, as classes sociais mais favorecidas que dominam com sua influência e poder gozam de privilégios na sociedade com acesso a educação, a justiça, a boa moradia, e tudo que o dinheiro pode comprar. Enquanto houver em nosso país uma desigualdade social tão alarmante, não teremos justiça de fato.

2ª etapa - Defina conceitos básicos e noções gerais de plurarismo jurídico

Pluralismo jurídico - forma de direito que aproxima os que são abandonados pelo estado quando precisam de uma resolução nos conflitos que surgem.

Pluralismo jurídico é decorrente da existência de dois ou mais sistemas jurídicos, dotados de eficácia, concomitantemente em um mesmo ambiente espacio-temporal.

A convivênvia de vários ordenamentos jurídicos passou a ganhar relevância, historicamente, pela análise presente a partir do esfacelamento do Império Romano e do forçado intercâmbio cultural decorrente das invasões bárbaras.

A colonização, por sua

Relacionados

  • Direito
    367 palavras | 2 páginas