A mulher no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 FÁBRICA DE TECIDOS COTTON: Onde tudo começou. 5
2.1 A MULHER E SUAS CONQUISTAS 5
2.2 DIREITOS DO TRABALHO DA MULHER 5
3 CONTEXTO HISTÓRICO 6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERENCIAS 12





1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa entender a evolução da mulher na luta por igualdade no direito ao trabalho, quanto, no panorama econômico e cultural, vivenciado noBrasil, e no mundo. Ao decorrer dos anos, a industrialização e a urbanização alteraram consideravelmente a vida cotidiana, principalmente das mulheres, que passam, neste momento, cada vez mais, a ocupar o espaço nas ruas, e a adquirirem mais funções como trabalhar fora de casa, exercer funções de Estado por exemplo, além de alcançarem outras introduções, o que exigiu varias transformações quevariam desde costumes até a modificação da própria Constituição.


2 FÁBRICA DE TECIDOS COTTON: Onde tudo começou.
Em 08 de março de 1857 aconteceu um dos maiores crimes em toda a história do movimento operário: a policia, a mando dos patrões, fechou todas as saídas da fabrica e a incendiaram. As mulheres encurraladas e indefesas, sem terem para onde ir e asfixiadas pela fumaça, morreramcarbonizadas entre as chamas. Sendo que morreram 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton. Tal motivo, a primeira greve norte-americana dirigida exclusivamente por mulheres, na luta pela redução da jornada de trabalho e fim das péssimas e desumanas condições de trabalho.

2.1 A MULHER E SUAS CONQUISTAS

Segundo Branca Alves (1984):
O primeiro registro de reivindicação feminina contra a situação damulher aconteceu no ano de 195 d. C.. Uma prova, mesmo que frustrada, de vontade igualitárias de direitos. Onde a mulher aproveitou para reivindicar alguns direitos e a revogação de algumas leis.
Foi na década de 70 com o Movimento Feminista que as mulheres revolucionaram, começaram a querer ser independentes e autônomas. A partir destes fatos, elas começam a entrar pra valer no mercado detrabalho. A mulher que antes dependia completamente do homem passa cada vez mais cedo a ingressar na vida profissional, estudando, fazendo cursos e se profissionalizando em varias áreas.
A mulher passou a ter presença ativa na politica, ter direito a dirigir, a pensar, decidir o seu destino, investir financeiramente, escolher seu próprio companheiro, que antes era proibido e a tomar decisões sobre a suavida. E tudo isso, sem perder as suas funções maternas e sua vaidade. Agora ela possui contato com todo tipo com a sociedade, além de planejar seu futuro profissional e pessoal. Mas sua evolução não acaba aqui, ela ainda esta conquistando vários campos.

2.2 DIREITOS DO TRABALHO DA MULHER

Segundo Gomes (1976):
O emprego de mulheres e menores na indústria nascente representava uma sensívelredução do custo de produção, a absorção de mão-de-obra barata, em suma, um meio eficiente e simples de evitar a concorrência.
A base primordial do Direito, é a busca pela igualdade, tal objetivo que propôs as mulheres a lutarem por eles. Embora a Constituição criada em 1988, mostra-se seus direitos, as mulheres em si tinha medo de busca-los, pois a concorrência no mercado de trabalho, não tinhauma área tão dinâmica, quanto à área proporcionada aos homens, isto é, as empresas na época não tinha questão em renumerar elas, com os mesmos benefícios dos homens, pois achavam que isso, acabaria tirando a autoridade do marido em casa.
O custo da mão de obra barata, além de afrontar o principio da igualdade, causaria concorrência desleal (DE LA CUEVA, 1965).
Tendo em vista os pontosfavoráveis, o apoio do Estado (constituição), a luta e permanência das mulheres começaram a usufruir os que, subestimavam sua força de vontade, tais forças que foram decisivas no ano de 1857, numa indústria têxtil localizada nos Estados Unidos, 129 mulheres morrem queimadas, em uma ação da policia civil, que tentavam combater a rebelião ocasionada por elas, a fim de reivindicar seus direitos, em pro da...
tracking img