A mente brilhante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nash mostrou que, sob certas circunstâncias, sempre existe um ponto de equilíbrio em sistemas econômicos. É uma descoberta fundamental, sem dúvida, e ele mereceu o Nobel. O que provamos é que embora exista sempre esse ponto de equilíbrio, na maioria dos casos não é possível calculá-lo'', diz Dória, 56 anos, professor do Instituto de Estudos Avançados da USP.
O Equilíbrio de Nash influenciacampos como ciências políticas, relações internacionais, sociologia, política e economia. O conceito é sofisticado.
Há inúmeros tipos de jogos. A contribuição de John Nash diz respeito aos de ‘não-cooperação’ (quando os envolvidos não têm clareza quanto ao que os ‘inimigos’ vão fazer). Nesses casos, Nash afirma que sempre existe um ponto de equilíbrio no qual nenhum dos jogadores perde.
As pessoasnem sempre optam pela melhor estratégia. Elas têm idiossincrasias que a frieza dos números não computa. Tem até os altruístas, que preferem perder um jogo’,

Teoria do equilíbrio na análise jurídica de ambientes concorrenciais
Teoria de jogos
Tema recente e palpitante nos dias atuais, o Direito da Concorrência assume relevância cada vez maior nos fóruns de debate. Historicamente, dentro domodelo estatal liberal, a concorrência pressupunha, tão-somente, uma pluralidade de agentes atuando dentro de um mesmo mercado.
Atualmente, a defesa da concorrência, dentro de um contexto político-social, não é um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual se busca criar uma economia eficiente, por meio do estabelecimento de políticas públicas e de um ordenamento jurídico específico paratanto. Isto porque, em um sistema econômico eficiente, os cidadãos dispõem da maior variedade de produtos pelos menores preços possíveis e, conseqüentemente, os indivíduos desfrutam de um nível máximo de bem-estar econômico. O objetivo final da defesa da concorrência, portanto, é tornar máximo o devido processo competitivo e, por corolário, o nível de bem-estar econômico da sociedade.
omo ensinaLuis S. Cabral de Moncada, sob um ponto de vista sociológico, a defesa da concorrência traduz-se na garantia de escolha racional de consumo; sob uma ótica eminentemente política, significa salvaguardar o Estado da imposição arbitrária de interesses privados, por parte dos agentes detentores de poder econômico [01]. Todavia, para a elaboração de um disciplinamento eficiente, bem como para a atuaçãoeficaz das autoridades antitruste, mister se faz ao direito socorrer-se a outras áreas de pensamento cientifico, uma vez que a complexidade do tema impõe a interdisciplinaridade de conhecimentos necessários para se garantir o devido processo competitivo nos diversos nichos relevantes de nossa economia.
Dentre os diversos ramos científicos que permeiam o direito econômico em suavertente concorrencial, a economia e a matemática assumem papel imprescindível. Destaque-se, por oportuno, a revolucionária Teoria dos Jogos, desenvolvida pelo matemático suíço John Von Neumann no início do século XX, que analisa a forma como agentes econômicos ou sociais definem sua atuação no mercado, considerando as possíveis ações e estratégias dos demais agentes econômicos [02]. A teoria dos jogosanalisa as características dos agentes da economia, as estratégias de cada um deles e os possíveis resultados, diante de cada estratégia, para avaliar as prováveis decisões que esses agentes tomarão. Ressalte-se que essa teoria constituiu significativo avanço nas ciências econômicas e sociais, pois permite se examinar a conduta do jogador (agente econômico) em interação com os demais agentes, enão só de forma isolada.
odavia, a Teoria dos Jogos ganhou grande contribuição, assumindo relevância jurídica a partir dos estudos desenvolvidos pelo matemático norte-americano John Nash, que aprofundou os estudos de equilíbrio entre os agentes econômicos, mormente em relação à aplicação desta teoria em ambientes não cooperativos.
John Nash nasceu a 13 de Junho de 1928 em Bluefield,...
tracking img